X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Não existe idade segura para ter covid-19, diz secretário de saúde do ES

Ampla maioria dos casos de internação e óbitos estavam com esquema vacinal atrasado em média em 219 dias


O Espírito Santo ainda vive a quinta onda de aumento no número de casos de covid-19. Entre os meses de maio e junho houve um crescimento de 10,44 vezes nesse número e cerca de mil internações hospitalares foram registradas na rede pública do Estado desde o início desta última onda, que teve início em abril e deve começar a cair ainda durante este mês.

Apesar da taxa de letalidade da doença ter caído desde o início da pandemia, a preocupação com internações e mortes continua. Segundo o Secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, 57% dos internados são pessoas idosas, e 32% são pessoas não idosas. “Não existe idade segura para ter covid-19”, alerta ele. “Não existe idade segura para que a gente consiga considerar que a pandemia terminou”, acrescenta.

Ainda segundo Nésio, o Estado pode alcançar, ao longo do mês de julho, 100 óbitos pela doença. A ampla maioria dos casos de morte desta última onda tem sido em pessoas com esquema vacinal incompleto. “Entre os que faleceram nós temos uma distância média de 219 dias da última dose dessas pessoas, então se vacinar é de fato se proteger contra internação e também contra os óbitos”, completa.

O Estado quer alcançar a meta vacinal de 90% de vacinação da população que pode receber os imunizantes. No Estado, cerca de 200 mil pessoas que podem tomar a segunda dose de reforço ainda não foram aos postos de vacinação para completar seu esquema vacinal. Um novo dia D está programado para o último sábado de julho para incentivar a adesão de toda a população capixaba. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: