X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Nada muda nas nossas recomendações, diz Ethel Maciel sobre decisão da OMS

OMS declarou o fim da emergência de saúde pública após três anos de pandemia da covid-19


Imagem ilustrativa da imagem Nada muda nas nossas recomendações, diz Ethel Maciel sobre decisão da OMS
Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde |  Foto: Walterson Rosa/MS

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, diz considerar esta sexta-feira (5) um dia histórico, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que a covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

A secretária disse à Folha que a declaração da OMS, contudo, nada muda para o Brasil. As recomendações da pasta devem continuar sendo seguidas, e as pessoas devem se vacinar contra a covid porque o vírus Sars-Cov-2 continua em circulação.

Leia mais notícias sobre Coronavírus aqui

Ethel também publicou um vídeo nas redes sociais para falar sobre o tema. "É um dia histórico, um filme que passa na minha cabeça. Mas, para todos nós do Brasil, temos que continuar seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, nada muda nas nossas recomendações. Nós só chegamos neste momento por causa das vacinas, é fundamental que nós continuemos a nossa vacinação, que possamos continuar com nossos cuidados, principalmente com os mais vulneráveis", disse.

A indicação de que uma doença representa uma emergência de saúde global se dá por um comitê formado frente a uma possível ameaça. Os membros desse conselho se reúnem e aconselham o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, sobre a situação, se representa ou não uma emergência a nível global.

No caso da covid, isso ocorreu em 30 de janeiro de 2020. Desde então, os membros do comitê mantinham a posição de que a infecção continuava representando um risco mundial. Isso mudou somente com a última reunião, ocorrida nesta quinta (4), em que o grupo observou que a doença não representa mais uma preocupação para a saúde pública a nível mundial.

Adhanom descreveu a decisão como esperançosa. "Eu aceitei esse conselho [do comitê]. É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da covid-19 como uma emergência de saúde global", afirmou.

Mas o diretor disse que a doença continua representando um risco. "Com isso, não significa que a covid-19 acabou como uma ameaça global à saúde."

Segundo ele, é necessário manter medidas já conhecidas contra o vírus, como vacinação, além de outros meios já aplicados no controle de outras doenças. "O que esta notícia significa é que é hora de os países fazerem a transição do modo de emergência para o gerenciamento da covid-19 juntamente com outras doenças infecciosas."

Leia mais

Anvisa flexibiliza uso de máscara em serviços de saúde

Covid-19: pessoas com comorbidades podem tomar vacina bivalente

Casos de covid-19 aumentam 38% em um mês no ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: