X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Motoristas de vans escolares e de turismo se preparam para atender demanda de empresas


Imagem ilustrativa da imagem Motoristas de vans escolares e de turismo se preparam para atender demanda de empresas
Vans escolares perto de escola: veículos vão operar com metade da capacidade máxima e com as janelas abertas |  Foto: Thiago Coutinho/AT

Após o anúncio da suspensão da circulação dos ônibus durante 8 dias a partir do próximo domingo (28), empresas de diversos seguimentos viram nas vans escolares e de turismo a solução para o transporte de funcionários.

A procura pelo serviço começou logo depois que as medidas mais rígidas foram anunciadas pelo governo. “Já houve uma procura enorme. De ontem a tarde até hoje está uma loucura. Vamos montar uma logística para atender as empresas. Cada diretor ficará responsável por uma região e também contamos com ajuda de apoiadores em todos os 78 municípios”, disse a presidente do Sindicato dos Transportadores Escolares Universitários e de Turismo do Estado do Espírito Santo (SINTEES-ES ), Silvia Rocha.

Duramente afetada pela pandemia, a categoria vê nesse momento uma oportunidade de garantir uma renda. “Tem um ano que a gente sofre. Muita gente passando fome. Éramos 15 mil profissionais até janeiro de 2020, mas muita gente migrou para outras áreas. Alguns tiveram que vender a van para se alimentar, outros perderam os veículos financiados. Muito triste”, lamentou Silvia.

A presidente do sindicato garante que o setor está preparado para trabalhar dentro das normas sanitárias.
“Essa medida nos dá condição de retornar ao trabalho. Em relação a saúde, já temos uma cartilha a ser seguida e estamos preparados, pois nos adequamos para a volta às aulas, mas foi suspensa novamente. Chegou a nossa vez de trabalhar”, afirmou.

Apesar de temporária, a nova demanda animou os motoristas de vans do Estado. A intenção do sindicato é distribuir as oportunidades conforme a cidade de atuação dos profissionais.

“Nosso momento chegou e vamos tentar inserir todo mundo. Vamos tentar fazer essa distribuição, até mesmo entre os profissionais que não são sindicalizados. Tenho que pensar na fome que assolou a minha categoria. Tenho que acolher a todos”, disse Silvia.

O sindicato ressalta que não é permitida a circulação de vans pelas ruas para pegar passageiros em pontos de ônibus. “O sindicato não vai incentivar e nem dar apoio para que os condutores de veículos inseridos no nosso sistema e no da Ceturb-ES saiam de ponto em ponto. No decreto determina que as empresas nos procurem, não o caminho contrário. Não temos autorização para fazer transporte “cata-cata”, afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: