X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Ministério da Saúde promete vacina para 15 milhões em janeiro


Pelo menos 15 milhões de doses da vacina do laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, serão aplicadas em 7% da população brasileira, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é que o Programa Nacional de Imunizações, focado na aplicação da vacina contra a Covid-19, tenha início em janeiro de 2021.

Por meio de um cronograma apresentado na tarde de ontem, o Ministério da Saúde disse que a previsão é de que os resultados da fase de testes da vacina sejam finalizados em novembro e que após a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as doses poderiam ser aplicadas a partir de janeiro de 2021.

Imagem ilustrativa da imagem Ministério da Saúde promete vacina para 15 milhões em janeiro
Vacinas contra a Covid-19 estão em análise |  Foto: Freepik

“Estamos trabalhando para adiantar o cronograma para dezembro. No acordo, vamos receber 15 milhões de doses por mês, totalizando 100 milhões. Este primeiro lote vai ser com o ingrediente farmacêutico ativo já pronto e a Fiocruz trabalha com ele”, explicou Elcio Franco, secretário executivo do Ministério da Saúde, em coletiva de imprensa ontem.

“Com a transferência de tecnologia, a previsão é de que este ingrediente seja produzido aqui a partir de abril. No segundo semestre, teríamos a capacidade de produzir mais 110 milhões de doses”.

Sobre quem vai receber a dose primeiro e como será a distribuição por estados, o secretário disse que ainda não há uma definição. Ele disse que os grupos prioritários ainda serão definidos por uma câmara técnica composta por vários especialistas em saúde e o que se sabe é que a aplicação será feita nas unidades básicas de saúde.

Possibilidades

Sobre o restante das vacinas que estão em teste contra a Covid-19, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse que o governo federal não descarta “nenhuma possibilidade” em relação ao uso delas.

“A vacina do Butantan está nessa lista, em momento algum se afirmou algo diferente disso”, disse Franco.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: