Mesmo vacinados, profissionais de saúde no Estado são infectados pelo coronavírus
Escute essa reportagem

Mesmo após receber a vacina contra a Covid-19, profissionais da saúde no Estado foram diagnosticados com a doença. A informação foi dada pelo secretário da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (23).
"Já tivemos relatos de trabalhadores da saúde que tiveram a Covid no ano passado, foram vacinados e contraíram a Covid após 28 dias da vacinação. No entanto, estão evoluindo com formas muito leves da doença", disse o secretário.
Vale destacar que a eficácia da vacina varia de uma fabricante para outra. No caso da Coronavac, essa eficácia global após as duas doses é de 50,38%. Ou seja, em metade dos casos a vacina protege e evita que a pessoa seja contaminada.
Em quem, mesmo vacinado acaba contraindo a doença, 78% desses casos de pacientes infectados apresentam sintomas leves. A vacina também evita em 100% os casos graves, que demandam internação.
No caso do imunizante da AstraZeneca, os estudos no País apontaram que a eficácia com as duas doses é de 82,4% para evitar a contaminação pelo vírus.
Nésio Fernandes alertou que quem está vacinado ainda vive em um ambiente com ampla circulação do vírus, já que há muitas pessoas ainda sem a imunização.
"Por isso é importante, mesmo quem já foi vacinado, preserve as medidas de distanciamento, uso de máscara, higiene superfícies e faça a opção por locais bem ventilados", acrescentou o secretário.
De acordo com os dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entre os profissionais de saúde foram confirmados, até o momento, 27.297 casos da doença e 73 mortes.
A Sesa não passou mais detalhes sobre os profissionais de saúde que estariam com o novo coronavírus mesmo após tomarem a vacina.
Comentários