X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Mesmo vacinados, profissionais de saúde no Estado são infectados pelo coronavírus

| 23/03/2021 19:06 h

Médico:  planos reajustados
Médico: planos reajustados |  Foto: Arquivo/AT

Mesmo após receber a vacina contra a Covid-19, profissionais da saúde no Estado foram diagnosticados com a doença. A informação foi dada pelo secretário da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (23). 

"Já tivemos relatos de trabalhadores da saúde que tiveram a Covid no ano passado, foram vacinados e contraíram a Covid após 28 dias da vacinação. No entanto, estão evoluindo com formas muito leves da doença", disse o secretário.

Vale destacar que a eficácia da vacina varia de uma fabricante para outra. No caso da Coronavac, essa eficácia global após as duas doses é de 50,38%. Ou seja, em metade dos casos a vacina protege e evita que a pessoa seja contaminada.

Em quem, mesmo vacinado acaba contraindo a doença, 78% desses casos de pacientes infectados apresentam sintomas leves. A vacina também evita em 100% os casos graves, que demandam internação.

No caso do imunizante da AstraZeneca, os estudos no País apontaram que a eficácia com as duas doses é de 82,4% para evitar a contaminação pelo vírus.

Nésio Fernandes alertou que quem está vacinado ainda vive em um ambiente com ampla circulação do vírus, já que há muitas pessoas ainda sem a imunização.

"Por isso é importante, mesmo quem já foi vacinado, preserve as medidas de distanciamento, uso de máscara, higiene superfícies e faça a opção por locais bem ventilados", acrescentou o secretário.

De acordo com os dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entre os profissionais de saúde foram confirmados, até o momento, 27.297 casos da doença e 73 mortes.

A Sesa não passou mais detalhes sobre os profissionais de saúde que estariam com o novo coronavírus mesmo após tomarem a vacina.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS