X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Mais três cidades não precisam decretar lockdown


Mais três cidades ganharam na Justiça Estadual o direito de não decretarem “lockdown”, a restrição de circulação e fechamento do comércio, estando dispensadas de seguir recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que haja bloqueio total.

As ações são de autoria do Ministério Público Estadual (MP-ES) e abarcam os municípios de Alfredo Chaves, Dores do Rio Preto e Muniz Freire. As decisões são dos juízes Marcelo Mattar Coutinho, Arion Marga e Rosalva Nogueira Santos Silva.

A Tribuna publicou na edição de quarta-feira (3), com exclusividade, que decisões semelhantes foram concedidas a Atílio Vivácqua, Apiacá, Iúna, Muqui e São José do Calçado. Nas ações, o MP-ES argumentou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que os municípios têm autonomia para decretar medidas restritivas.

As ações foram ajuizadas para resguardar a atribuição do órgão estadual para tratar desse tema, além da competência da Justiça Estadual e da autonomia dos municípios.

O MP-ES sustentou, ainda, que a recomendação do MPF não teve embasamento, e que a matriz de risco do Estado (que divide as cidades de acordo com risco de Covid-19, que vai de baixo ao extremo) deve ser observada.

Imagem ilustrativa da imagem Mais três cidades não precisam decretar lockdown
Município tem o maior número de contaminados por número de habitantes |  Foto: Arquivo/AT

Assim, caso medidas que restrinjam a liberdade da população venham a ser tomadas, isso deverá ocorrer com base no que o próprio Estado e municípios deliberarem.

A ação do MP-ES não descarta o lockdown, mas considerou precipitada a recomendação do MPF, que citava ainda que os prefeitos poderiam responder civil e criminalmente caso não fizessem o bloqueio total. Com a decisão da Justiça acatando o pedido do MP-ES, isso não irá ocorrer.

Em sua decisão, o juiz Marcelo Mattar justificou também que há um “entendimento diverso pela Secretaria da Saúde e demais órgãos técnicos que integram o gabinete de crise do Governo”.

Já o magistrado Ariong Mergar escreveu que o lockdown causará um “risco de dano irreparável” e “danos financeiros ao comércio”.

Procurado, o MPF voltou a dizer que fez uma recomendação. “Foi uma medida sugerida alternativamente, caso o Estado não tivesse condições de acolher pacientes”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: