X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Mais de 60 mil pessoas no Estado não voltaram para tomar a segunda dose de vacina contra Covid


Ouvir

Escute essa reportagem

Mais de 60 mil pessoas não retornaram ao serviço de saúde para receber a segunda dose de vacina contra Covid-19 no Espírito Santo.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 60 mil pessoas no Estado não voltaram para tomar a segunda dose de vacina contra Covid
|  Foto: Cláudio Postay / SECOM-Cariacica

Segundo dados de levantamento feito pela Secretaria da Saúde (Sesa), 60.577 mil capixabas deixaram de receber a segunda dose do imunizante desde o início da imunização, em janeiro deste ano.

Os dados, levantados por meio da plataforma Vacina e Confia, apontam que, deste total, 34.608 são referentes à AstraZeneca e 25.969 à Coronavac.

Os atrasos no esquema vacinal são superiores a a 85 dias, no caso da AstraZeneca, para pessoas que receberam a primeira dose de janeiro até o dia 27 de abril. Em relação a Coronavac, estão em atraso pessoas que receberam a primeira dose entre janeiro e 22 de junho, período superior a 29 dias.

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, alerta para o risco em não completar o esquema vacinal com a segunda dose e ressalta que o Estado tem doses para destinadas aos esquemas que se encontravam em atraso.

“O Ministério da Saúde regularizou a distribuição da Coronavac e todas as doses destinadas aos esquemas em atraso foram distribuídas aos municípios, além disso, sob orientação do órgão, temos guardado as D2 de esquemas iniciados como garantia da imunização", explicou Reblin.

O subsecretário ainda comenta que o Governo está adotando estratégias para reduzir o número de pessoas com vacinas atrasadas, como o serviço de envio de SMS e distribuição de doses aos municípios.

"O nosso apelo é que, independentemente do tempo de atraso, que a pessoa vá ao serviço de saúde e procure por informações para o agendamento. O importante é completar o esquema”, completou.

LEIA MAIS: Covid: 45 mil pessoas estão com segunda dose da vacina em atraso no Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: