Itapemirim deve começar a distribuir kit cloroquina nesta quarta
Escute essa reportagem
A Prefeitura de Itapemirim anunciou que pretende disponibilizar nesta quarta-feira (1º) o kit de medicamentos de combate ao coronavírus, composto de azitromicina, zinco, ivermectina e hidroxicloroquina.
A distribuição dos kits de medicamento será feita nas duas unidades Sentinela criadas no município para atender pessoas com sintomas da doença, na Vila, que é o centro de Itapemirim, e no balneário de Itaipava.
Em entrevista no início de junho, o prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha, anunciou que pretendia disponibilizar os medicamentos até o dia 23 de junho, porém a prefeitura explicou que houve atraso em função dos trâmites burocráticos para a licitação.

Em nota, a prefeitura esclareceu que a administração optou por fazer licitação dos medicamentos, por ser mais seguro, coeso e transparente, porém na abertura da disputa, que ocorreu no dia 25, só conseguiu adquirir dois dos quatro medicamentos que compõem o kit.
“Devido a necessidade de aquisição, após a licitação decidimos efetuar a compra dos outros dois medicamentos por meio de dispensa. Inclusive conseguimos uma cotação de preço no valor menor do foi esperávamos na licitação”, disse a prefeitura, em nota.
O município afirmou que buscou uma empresa que garantisse entrega rápida dos medicamentos e, como isso, é possível afirmar que a entrega dos medicamentos será iniciada na quarta.
Na nota, a prefeitura lembra que o paciente tem a escolha de fazer ou não uso dos medicamentos e que, caso queira receber, assinará um termo de responsabilidade e autorização.
Além da aquisição dos kits, a prefeitura afirmou também que adquiriu, por meio de licitação, os testes rápidos que vai permitir testar entre 2 a 3 mil pessoas.
Comentários