X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Idosos enfrentam fila de mais de 4 km para vacinação em drive-thru em Guarapari


Carros e mais carros enfileirados. Essa foi a cena registrada na Praia do Morro na manhã desta quinta-feira (25), mesmo após o alerta da Prefeitura de Guarapari de que não há necessidade de idosos passarem a noite nas filas.

Imagem ilustrativa da imagem Idosos enfrentam fila de mais de 4 km para vacinação em drive-thru em Guarapari
Fila para vacinação na Praia do Morro |  Foto: Clóvis Rangel

Hoje (25), sexta (26) e sábado (27) serão vacinados idosos de 70 a 74 anos com a primeira dose, das 8h às 12h. O município ainda não possui sistema de agendamento e moradores continuam indo para o local de vacinação na noite anterior ao horário informado para distribuição de senhas.

Uma moradora que passou de carro pela região na noite de ontem ficou impressionada com a quantidade de carros. "São 21h18, a vacina é a partir de 8 horas de amanhã. Não precisa vir para cá! Por favor! O que é isso? A fila está começando lá no Marlin Azul. É bom que amanhã eu venho 11 horas com a minha sogrinha e já não vai ter mais ninguém na fila. Não é possível! As pessoas não estão entendendo não?”, questionou a motorista em um vídeo divulgado nas redes sociais.

“Eu não estou acreditando nisso. Olha o pessoal na calçada com cadeira de praia. Estou chocada!”, comentou a mulher que estava no banco do passageiro.

No início da manhã outro morador passou pela fila, que já chegava à Praia do Morro. "Aí pessoal, bom dia. Fila da vacinação. Desde o início da Praia do Morro até a Praia da Cerca. São centenas de carros, não são dezenas, são centenas! Nunca vi uma coisa assim na minha vida. É muito sério", disse outro morador.

Imagem ilustrativa da imagem Idosos enfrentam fila de mais de 4 km para vacinação em drive-thru em Guarapari
Maria José Vieira, de 73 anos, enfrenta a fila acompanhada da filha |  Foto: Clóvis Rangel

Uma idosa moradora da Praia do Morro acha difícil conseguir ser vacinada hoje. "Fui para o complexo de Muquiçaba a pé junto com meu marido. Pegamos a fila lá perto do Epa. Chegou uma certa altura, falaram que só tem 495 vacinas, sendo que tem mais de mil pessoas. Minha filha chegou com o carro e me trouxe para cá. Se hoje não der, porque a vacina é só até 12h e aqui tem 4km (extensão da praia), a gente volta amanhã", disse Maria José Vieira, de 73 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que foram disponibilizadas 2300 doses os dois postos de vacinação. Leia a nota na íntegra:

"Foram disponibilizadas 2300 doses para a vacinação em Drive Thru (Praia da Cerca) e Idosos Ativos/sem carro (Muquiçaba).

O sistema de vacinação por Drive Thru é utilizado principalmente para evitar aglomeração e por ser uma modalidade mais rápida e ágil de atendimento, que evita a permanência no local por muito tempo. Nesse sistema, realizado na Praia da Cerca, o público sequer precisa sair do veículo e ter contato com outras pessoas.

A Semsa reforça com a população que não há necessidade de passar a noite na fila ou chegar muito cedo, pois as senhas são distribuídas somente às 8h e nenhum idoso pertencente ao grupo prioritário ficará sem receber a vacina, pois assim que novas doses forem disponibilizadas pelo Governo do Estado, o município realizará novo calendário de vacinação para atender a esse público. A meta para todos os municípios é atingir 100% de cobertura vacinal.

Vale ressaltar que na última semana, em todos os dias de vacinação foram contabilizadas sobras de doses. Sendo que não houve comparecimento de público para isso.

O Governo do Estado só repassou 35% das vacinas destinadas ao público da faixa etária de 70 a 74 anos. Entretanto,nenhum idoso pertencente ao grupo prioritário ficará sem vacina, pois assim que novas doses forem disponibilizadas pelo Governo do Estado, o município realizará novo calendário de vacinação. A meta para todos os municípios é atingir 100% de cobertura vacinal.

A faixa etária vacinal segue os critérios e calendário de vacinação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Espírito Santo, que definem qual grupo será contemplado, conforme são enviados os lotes de vacina".

A secretaria informou ainda que disponibilizará em breve um sistema de agendamento. “A Semsa ressalta que o sistema de agendamento já está sendo finalizado pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) e em breve será disponibilizado à população. Até lá, a vacinação vem acontecendo através da distribuição de senhas”.

Locais de vacinação

Drive Thru (carro)

  • A vacinação na modalidade Drive Thru será realizada na Rua Brasília, Praia da Cerca, próximo ao Hotel Fragata.

Idosos Ativos / Livre procura (sem carro)

  • No complexo esportivo, será realizada apenas a vacinação dos ativos através de livre procura (sem carro).

Documentação

Os idosos deverão apresentar o CPF, cartão SUS, documento identidade e comprovante de residência em nome do vacinado ou do responsável.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: