X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Guarapari confirma 57 moradores infectados pela variante inglesa da Covid


Cinquenta e sete moradores de Guarapari têm amostra detectável para a variante B 117, a cepa britânica do novo coronavírus. A afirmação é do Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen/ES).

Estudos realizados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) dizem que essa variante do vírus causador da Covid-19, original do Reino Unido, é mais infecciosa, mais letal e mais transmissível entre os jovens. Os pacientes de Guarapari serão monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Imagem ilustrativa da imagem Guarapari confirma 57 moradores infectados pela variante inglesa da Covid
Guarda sol e cadeiras proibidas |  Foto: Roberta Bouguignon

“Mais do que nunca é preciso redobrar os cuidados no enfrentamento à doença para que seja possível impedir a transmissão do vírus, mantendo o distanciamento social, uso de máscaras e demais medidas de proteção”, disse a prefeitura em nota encaminhada à reportagem.

Em coletiva de imprensa junto ao secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o diretor do Laboratório Central, Rodrigo Rodrigues, informou que a cepa britânica do novo coronavírus foi identificada em 65 cidades capixabas.

Segundo a Sesa, os primeiros casos foram identificados em Barra de São Francisco, no Noroeste do Estado, e Piúma, no litoral Sul. As duas cidades são consideradas o "epicentro" da variante da doença.

Esta nova variante tem acometido um número maior de pessoas mais jovens e tem potencial de letalidade até 61% maior que outras cepas da covid-19.


Entenda sobre as outras variantes

Atualmente, no Brasil, há registro das variantes P1 (descoberta em Manaus), B 1351 (vinda da África do Sul) e B 117 (do Reino Unido).

A descoberta dessas variantes causa preocupação, pois elas têm capacidade de infecção e de transmissão maior que a linha original do causador da Covid-19 a atinge principalmente os mais jovens.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: