X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Grande Vitória começa a vacinar idosos entre 75 e 79 anos no sábado


Imagem ilustrativa da imagem Grande Vitória começa a vacinar idosos entre 75 e 79 anos no sábado
Dose de vacina contra a Covid-19 |  Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

As prefeituras da Grande Vitória iniciam a vacinação de idosos de 75 a 79 anos contra a Covid-19, neste sábado (13). No Espírito Santo, esse grupo prioritário é estimado em 66.902 pessoas e, neste primeiro momento, foram destinados pouco mais de 10 mil doses do imunizante, o que atende a 15% desses cidadãos. 

Em parte das cidades da Grande Vitória, o agendamento para a vacinação dos idosos de 75 a 79 anos começou nesta quinta-feira (11). Em Vila Velha, mil vagas para a aplicação da primeira dose estavam disponíveis e acabaram em 12 minutos, segundo a prefeitura. 

Guarapari, por sua vez, já iniciou a vacinação dos idosos nessa faixa etária nesta quinta-feira, porém as doses acabaram por volta das 11 horas

Já a cidade de Viana, onde foi realizada a solenidade de início da vacinação de idosos de 75 a 79 anos no Estado, tem imunizado os moradores em casa e já atingiu o público de 78 e 79 anos, restando agora a aplicação da primeira dose para aqueles que têm entre 75 e 77 anos. 

As doses utilizadas para iniciar a vacinação desse grupo prioritário faz parte dos 50.200 imunizantes recebidos pelo governo do Estado na terça (9). A expectativa do governo capixaba é que o Ministério da Saúde envie uma remessa de vacinas a cada semana. 

Confira a programação das cidades

Vitória

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) informa que recebeu 3.460 doses da vacina contra a Covid do Estado, que determinou também o quantitativo para cada público da campanha, sendo 1.080 doses para iniciar a vacinação entre idosos de 75 a 79 anos.

O agendamento online da primeira dose para vacinar e idosos com 75 anos ou mais será aberto nesta sexta-feira (12), às 14 horas. O serviço está disponível no site da prefeitura e no aplicativo Vitória Online.

A imunização acontecerá no sábado (13).

A vacinação de idosos com 75 anos ou mais acontecerá nas unidades de saúde de Jardim Camburi, Santo Antônio, Santa Luiza e Conquista e também na Igreja Batista de Jardim da Penha.

Além deles, há 1.023 doses para idosos de 80 a 84 anos, 640 doses para trabalhadores da saúde e 717 doses para completar o esquema vacinal com a segunda dose entre os idosos com 90 anos ou mais.

O agendamento dos trabalhadores ativos da saúde também será realizado a partir das 14 horas desta sexta. Esse grupo será imunizado nas unidades de saúde de Itararé e Vitória.

Vila Velha

O agendamento para a aplicação da primeira dose para idosos de 75 a 79 anos foi aberto na tarde desta quinta, mas as vagas acabaram em 12 minutos. 

A vacinação desse grupo será iniciada no sábado (13), no Boulevard Shopping.

A prefeitura informou que o novo agendamento será realizado a partir do recebimento de novas vacinas, pelo Governo do Estado.

Além dos idosos de 75 a 79 anos, a prefeitura também continua com a vacinação de pessoas acima de 80 anos e trabalhadores da saúde. 

O agendamento é feito no site da prefeitura

Serra

A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) informa que neste sábado (13), iniciará a vacinação com a primeira dose contra a Covid-19 em idosos com idades entre 75 e 79 anos.

A imunização vai ocorrer nas Unidades Regionais de Saúde de Serra Sede, Jacaraípe, Feu Rosa, Boa Vista e Novo Horizonte, além da Unidade Básica de Saúde de Nova Almeida, das 8 às 16 horas.

Há agendamento aberto, no site da prefeitura, para a primeira dose em idosos com idade acima de 80 anos e para a primeira e segunda doses para profissionais de saúde e idosos com idade acima de 90 anos.

Cariacica

A vacinação terá início no sábado (13) e seguirá ao longo da próxima semana, enquanto durar o estoque de doses.

O agendamento foi aberto nesta quinta-feira (11) pelo site da prefeitura. A população de idosos de 75 a 79 anos na cidade é estimada em 5 mil pessoas.

As doses recebidas pelo município atendem a 15% do público de 75-79 anos, conforme determinado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

A vacina será aplicada nas unidades de saúde de São Francisco, Santa Bárbara, Flexal, Nova Rosa da Penha, Itaquari, Mucuri, Rio Marinho, Santa Fé, Cariacica Sede, Vila Graúna, Oriente, Novo Brasil e Bela Aurora.

O município também tem realizado o agendamento para a vacinação contra a Covid-19 de idosos de 80 a 84 anos (primeira dose), acima de 90 anos (segunda dose) e profissionais ativos da área da Saúde (segunda dose).

Viana

Em Viana, a vacinação dos idosos é feita em domicilio. Ou seja, as equipes vão até as residências das pessoas nesta faixa etária para aplicar a dose. Portanto, não há a necessidade de agendamento eletrônico prévio.

Essa estratégia foi adotada justamente para evitar aglomeração das pessoas do grupo de risco nas unidades de saúde.

Nesta quinta-feira (11), foi iniciada a vacinação do grupo de 75 a 77 anos, uma vez que os idosos de 78 a 79 anos já foram vacinados no grupo de 78 a 82 anos.

Cerca de 600 pessoas estão presentes nesta faixa etária em Viana. Todos serão vacinados em casa.

Guarapari

O município recebeu 950 doses do Governo do Estado, sendo que 800 doses foram destinadas aos idosos de 75 a 79 anos. Todas as doses disponíveis foram aplicadas nesta quinta (11), quando teve início a vacinação desse grupo.

Guarapari possui aproximadamente 2.300 idosos na faixa etária de 75 a 79 anos.

Sobre as novas doses, o município não possui as informações sobre quantitativo e data para retirada junto ao Governo do Estado. É importante salientar que os idosos desta faixa etária não ficarão sem a vacina. Assim que as doses forem disponibilizadas pelo Governo do Estado, o município realizará novo calendário de vacinação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: