X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Governo suspende cirurgias eletivas por 14 dias em todo o Estado

Determinação foi publicada em edição extra do Diário Oficial


 

Imagem ilustrativa da imagem Governo suspende cirurgias eletivas por 14 dias em todo o Estado
Materiais utilizados em cirurgias |  Foto: Pixabay

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou que vai cancelar todas as cirurgias eletivas ofertadas pelo Estado, nas redes pública e particular, em todo o Estado, por 14 dias. A informação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial deste domingo (30), dia em que o decreto começou a valer.

Entre vários motivos, o secretário da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou no documento que os principais são o agravamento da pandemia em razão da 4ª expansão da curva de casos, internações e óbitos pela Covid-19 no Estado do Espírito Santo; E o incremento rápido da demanda por assistência à saúde na rede pública e privada;

No entanto, segundo a determinação, somente poderão ser suspensas cirurgias eletivas que representem real ganho de disponibilidade de pessoal e de leitos para a garantia do acesso. "Não se aplicam as disposições deste ato as cirurgias oftalmológicas eletivas", diz um trecho do documento.

Ainda de acordo com a publicação, as cirurgias eletivas na rede privada deverão ser suspensas nas unidades que alcançarem 85% de ocupação hospitalar ou de UTI.

Além disso, a secretaria também determina que, "nos casos de escassez de recursos humanos devido ao afastamento laboral de trabalhadores infectados, as unidades assistenciais poderão determinar a suspensão das cirurgias eletivas com indicadores de ocupação inferiores aos determinados pelo caput".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: