Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Governo suspende cirurgias eletivas por 14 dias em todo o Estado

Determinação foi publicada em edição extra do Diário Oficial

Amanda Drumond | 31/01/2022 07:56 h

Materiais utilizados em cirurgias
Materiais utilizados em cirurgias |  Foto: Pixabay
 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou que vai cancelar todas as cirurgias eletivas ofertadas pelo Estado, nas redes pública e particular, em todo o Estado, por 14 dias. A informação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial deste domingo (30), dia em que o decreto começou a valer.

Entre vários motivos, o secretário da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou no documento que os principais são o agravamento da pandemia em razão da 4ª expansão da curva de casos, internações e óbitos pela Covid-19 no Estado do Espírito Santo; E o incremento rápido da demanda por assistência à saúde na rede pública e privada;

No entanto, segundo a determinação, somente poderão ser suspensas cirurgias eletivas que representem real ganho de disponibilidade de pessoal e de leitos para a garantia do acesso. "Não se aplicam as disposições deste ato as cirurgias oftalmológicas eletivas", diz um trecho do documento.

Ainda de acordo com a publicação, as cirurgias eletivas na rede privada deverão ser suspensas nas unidades que alcançarem 85% de ocupação hospitalar ou de UTI.

Além disso, a secretaria também determina que, "nos casos de escassez de recursos humanos devido ao afastamento laboral de trabalhadores infectados, as unidades assistenciais poderão determinar a suspensão das cirurgias eletivas com indicadores de ocupação inferiores aos determinados pelo caput".

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS