X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Governo estuda tratar a Grande Vitória como uma única cidade no Mapa de Risco


O próximo mapa de risco do Espírito Santo para contágio do novo coronavírus pode apresentar mudanças em sua metodologia. O governo estadual analisa a possibilidade de tratar a Grande Vitória como um único município, estabelecendo as mesmas restrições para as cinco cidades.

No mapa divulgado nesta sexta-feira (12), Vila Velha e Serra foram classificadas como cidade em risco alto para o contágio, enquanto Viana, Vitória e Cariacica estão em risco moderado. Aplicada a nova metodologia, todas as cindo cidades teriam que adotar as restrições de risco alto.

Neste caso, toda a região Metropolitana teria que suspender aulas presenciais nas escolas, restringir o horário de funcionamento do comércio, proibir eventos e fechar espaços de lazer.

De acordo com o secretário de Governo Gilson Daniel, o governo do EStado vai dialogar sobre esse assunto durante a semana com entidades representativas do comércio e setor produtivo. Segundo ele, o atual Mapa de Risco sofreu uma mudança muito grande em relação a última semana, o que gerou a necessidade dessa discussão.

"De uma semana para outra o mapa teve uma alteração muito forte, passamos de uma para 17 cidades com risco alto. Já não temos nenhuma cidade com risco baixo. O governo vai dialogar com as entidades para chegarmos a um entendimento. Chamamos isso de conurbação, quando cidades limítrofes passam a sofrer da mesma realidade, e é o caso da Grande Vitória", afirmou Gilson Daniel.

O governador Renato Casagrande se reuniu, na manhã deste sábado (13), com prefeitos capixabas e com representantes do Ministério Público (MPES). Durante esse encontro da Sala de Situação, que aconteceu de forma virtual, o chefe do Executivo Estadual pediu união de todos para o enfrentamento da pandemia.

Além de Vila Velha e Serra, outras 15 cidades capixabas passam a partir de segunda-feira (15), a serem classificadas como risco alto: Afonso Cláudio, Águia Branca, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, João Neiva, Muqui, Pedro Canário, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa e Vila Pavão.

Nesses municípios, escolas terão que suspender aulas presenciais e ter apenas aulas remotas, bares e restaurantes não podem funcionar e o comércio trabalha com limitação de horário e não funciona nos finais de semana.

Uma alteração feita pelo governo é que, a partir de agora, as cidades no risco alto ficam nesse grupo por duas semanas. Até então, os municípios eram reavaliados a cada semana, podendo assim uma cidade sair da cor vermelha e ir para a amarela (grupo moderado), em um intervalo de 7 dias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: