X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Governo antecipa abertura de novos leitos de UTI no Estado


Imagem ilustrativa da imagem Governo antecipa abertura de novos leitos de UTI no Estado
Leito de UTI: Estado tem 436 leitos disponíveis e 298 pacientes internados dentro do Sistema Único de Saúde |  Foto: Leone Iglesias/AT

Após a taxa de ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) chegarem a 87%, ontem, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que será antecipada para março a abertura de novos leitos nas UTIs.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) era de que 158 novos leitos de enfermaria e de UTI fossem disponibilizados em abril. Durante o pronunciamento de ontem, Nésio Fernandes afirmou que ainda este mês haverá novos leitos, e que todos os 158 serão abertos até o início de abril.

Com isso, o governo tenta evitar com que faltem vagas de UTI para pacientes com coronavírus no Estado. Dos 724 leitos de UTI disponíveis, 637 estão ocupados. A intenção é ter 900 leitos até abril.

O Estado, que havia estabelecido que o limite de ocupação de leitos seria de 90%, pode tomar medidas mais rígidas caso a taxa seja alcançada.

“Decidimos manter o critério de 90% de ocupação dos leitos hospitalares como gatilho que determinará medidas mais extremas. Ter 10% de 900 leitos de UTIs livres no Estado é a garantia que não serão decretadas medidas extremas numa situação de colapso. Lockdown é uma medida preventiva, que não compensa ser aplicada quando a situação já está crítica”, disse Nésio.

Também há um edital aberto para a contratação de hospitais privados, com e sem fins lucrativos, para disponibilizar leitos de UTI e de enfermaria para prestação de serviços aos usuários do SUS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: