X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Governo antecipa abertura de novos leitos de UTI no Estado

| 15/03/2021 07:45 h | Atualizado em 15/03/2021, 08:09

Leito de UTI: Estado tem 436 leitos disponíveis e 298 pacientes internados dentro do Sistema Único de Saúde
Leito de UTI: Estado tem 436 leitos disponíveis e 298 pacientes internados dentro do Sistema Único de Saúde |  Foto: Leone Iglesias/AT
Após a taxa de ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) chegarem a 87%, ontem, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que será antecipada para março a abertura de novos leitos nas UTIs.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) era de que 158 novos leitos de enfermaria e de UTI fossem disponibilizados em abril. Durante o pronunciamento de ontem, Nésio Fernandes afirmou que ainda este mês haverá novos leitos, e que todos os 158 serão abertos até o início de abril.

Com isso, o governo tenta evitar com que faltem vagas de UTI para pacientes com coronavírus no Estado. Dos 724 leitos de UTI disponíveis, 637 estão ocupados. A intenção é ter 900 leitos até abril.

O Estado, que havia estabelecido que o limite de ocupação de leitos seria de 90%, pode tomar medidas mais rígidas caso a taxa seja alcançada.

“Decidimos manter o critério de 90% de ocupação dos leitos hospitalares como gatilho que determinará medidas mais extremas. Ter 10% de 900 leitos de UTIs livres no Estado é a garantia que não serão decretadas medidas extremas numa situação de colapso. Lockdown é uma medida preventiva, que não compensa ser aplicada quando a situação já está crítica”, disse Nésio.

Também há um edital aberto para a contratação de hospitais privados, com e sem fins lucrativos, para disponibilizar leitos de UTI e de enfermaria para prestação de serviços aos usuários do SUS.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS