X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Estudantes criam mão mecânica para aproximar pacientes e familiares


Apertar a mão e até acariciar alguém a distância não é mais uma ideia impossível. A invenção de cinco alunos da Faculdade UCL utiliza uma mão mecânica para imitar a sensação do toque. A mão, que ficará no leito do paciente, será controlada de casa por um parente ou amigo.

O mecanismo pode amenizar os efeitos do isolamento entre pacientes da Covid-19 e familiares, segundo o estudante e líder do grupo Bernardino José Gonçalves, 26.

Para a médica intensivista Dyanne Dalcomune, a utilização do sistema poderia auxiliar na estabilidade emocional e na sensação de conforto dessas pessoas.

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes criam mão mecânica para aproximar pacientes e familiares
Alunos Bernardino e Valério e a professora Zirlene mostram equipamento |  Foto: Leone Iglesias/ AT

A inovação foi desenvolvida na disciplina de Projeto Integrador, do 5º Período do curso de Sistemas de Informação da Faculdade UCL, Campus Manguinhos, Serra.

O professor da matéria, João Paulo Chamon, 41 anos, desafiou os estudantes a criarem uma rede social que incluísse o tato como experiência para os usuários.

Os cinco integrantes do grupo inspiraram-se na enfermeira que utilizou uma luva descartável com água morna para acalentar pacientes graves distantes da família.

A partir disso, eles construíram, com base em projetos já existentes, dois dispositivos: um para emissão do gesto (luva) e outro para a recepção do toque (mão mecânica). Uma rede social, totalmente inovadora, foi desenvolvida para conectar os equipamentos e mediar a comunicação.

Além de mensagens de texto e de voz, eles incluíram duas funcionalidades: o envio de emojis (imagens compartilhadas representando emoções), que são traduzidos em gestos pela mão mecânica, e a reprodução de movimentos livres que o usuário da luva pode fazer através do dispositivo.

A coordenadora do curso de Sistema da Informação, Zirlene Effgen destacou a importância do projeto para o momento de isolamento social. “Foi muito encantador porque é possível transmitir, através do movimento da mão, o carinho de quem está distante”.

O sucesso do sistema, intitulado “Virtual Touch”, tem baixo custo de execução. De acordo com o aluno Valério Gabriel Ribeiro Zucoloto, 23 anos, para a construção dos dispositivos, cada membro do grupo desembolsou cerca de R$ 50.

Ele conta que o grupo ainda discutirá os próximos passos do projeto. Mas eles já desejam disponibilizar o sistema com o objetivo de contribuir com a sociedade.


COMO FUNCIONA


  • Os celulares de ambos os usuários devem estar conectados à internet e ao aplicativo para o funcionamento correto dos dispositivos.
  • A luva é utilizada por quem está fazendo o gesto – os familiares/amigos do paciente.
  • Ela transmite as informações diretamente para a mão mecânica, que deve estar em contato com o paciente. A mão mecânica reproduz o gesto de quem está utilizando a luva.
  • A rede social, utilizada por ambos os usuários, conecta a mão e a luva, permitindo a troca de mensagens e a interação gestual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: