X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Estado tem 3 cidades em risco moderado de contágio da Covid

| 09/10/2020 18:22 h | Atualizado em 09/10/2020, 18:37

Novo mapa de risco
Novo mapa de risco |  Foto: Divulgação / Governo do Estado

A nova classificação das cidades capixabas para transmissão do novo coronavírus foi apresentada pelo governador Renato Casagrande, em pronunciamento pelas redes sociais, no início da noite desta sexta-feira (9).

De acordo com o novo mapa de gestão de risco, 75 municípios estão classificados em risco baixo e três estão em risco moderado. Esse novo mapa entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (12).

Em relação ao atual, houve aumento no número de cidades em risco moderado, passando de duas para três. Os municípios de Piúma e São José do Calçado saíram do risco moderado para o baixo

"Montanha, Ibatiba e Anchieta estarão a partir de segunda-feira em risco moderado até o próximo domingo (18)", informou o governador sobre as cidades que saíram do risco baixo.

As cidades de Montanha e Ibatiba haviam deixado o risco moderado e migrado para o baixo nesta semana. Na próxima, voltam para essa classificação.

É de acordo com a classificação de risco que as cidades podem flexibilizar regras para funcionamento de comércios, aulas presenciais e realização de eventos. 

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. 

Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril e esse foi o 26° mapa elaborado pelo Estado.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS