X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Estado em risco muito baixo até o final do ano


Em meio ao avanço da vacinação contra o novo coronavírus no Espírito Santo, a expectativa do governo do Estado é terminar o ano com todo o território capixaba em risco “muito baixo” (nova classificação do mapa de covid-19, de cor azul).

Imagem ilustrativa da imagem Estado em risco muito baixo até o final do ano
Profissional de saúde aplica vacina contra novo coronavírus: prevenção |  Foto: Dayana Souza - 27/08/2021

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, é “muito pouco provável” que, até dezembro, o Estado não esteja todo em risco muito baixo.

“Nós estamos projetando que, no pior cenário, teremos na primeira semana de dezembro a última microrregião alcançando o risco muito baixo”, disse o secretário, em coletiva de imprensa ontem.

“Caminhamos para alcançar a maioria dos territórios capixabas, podendo ter todos os territórios no risco muito baixo ainda no mês de novembro, iniciando já neste mês o alcance e a definição do risco muito baixo em algumas microrregiões”, completou.

Mas, para que isso aconteça, é necessário seguir com a vacinação. Apesar de o Estado ser um dos destaques a nível nacional em ritmo de vacinação, a velocidade da aplicação tem caído nos últimos dias.

“Nós vacinávamos nos finais de semana mais de 40 mil pessoas. Chegamos a vacinar 100 mil pessoas em um único dia. A média diária sempre ultrapassou a marca das 30 mil doses aplicadas”, disse.

Contudo, à medida que é preciso aguardar o prazo da 2ª e da 3ª dose e ainda mobilizar e convencer as pessoas a tomarem a 1ª dose, a velocidade tem caído. “Isso nos preocupa e, neste momento, queremos dialogar com toda a população do Estado, fazer um convite à mobilização pelas vacinas”, frisou.

Atualmente, 312 mil não retornaram para tomar a 2ª dose no Estado. Apesar disso, o número é o menor que o Espírito Santo alcança, porque o total de pessoas atrasadas já chegou a 360 mil.

Outra questão abordada foi sobre a ampliação dos pontos de testagem. Agora, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o terminal de Campo Grande, em Cariacica, também terão testagens.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: