X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Estado abre mais 20 leitos de UTI para pacientes com Covid


Imagem ilustrativa da imagem Estado abre mais 20 leitos de UTI para pacientes com Covid
Mais 20 vagas em UTI foram abertas para pacientes do SUS no hospital Santa Mônica, em Vila Velha |  Foto: Hélio Filho/Secom Governo do Estado

Continuando a estratégia de ampliação de leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19, o governo do Estado abriu mais 20 vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Santa Mônica, em Vila Velha. O anúncio da oferta das novas instalações foi feito pelo governador Renato Casagrande pelas redes sociais, neste sábado (6). 

O hospital, atualmente, atende ao Estado com 19 leitos de UTI e 54 de enfermaria, tendo o valor total do contrato de R$ 3.103.354,65. Essas vagas compradas pelo governo no hospital particular serão destinadas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em sua fala, Casagrande destacou a necessidade que o Estado atue de forma antecipada para evitar o colapso do sistema de saúde, tendo em vista o avanço da pandemia no País.

“Estamos contratando mais 20 leitos de UTI Covid-19 para que possamos atender a população, caso seja necessário. Precisamos estar um passo adiante. Estamos vendo que o Brasil está em muita dificuldade. Este é o pior momento que o País está vivendo. É preciso que a gente compreenda que a abertura de leitos não é a solução definitiva. Precisamos interromper a cadeia de transmissão do vírus, enquanto a gente não tiver vacina para todos”, alertou.

No mapa de risco divulgado pelo governo, na noite de sexta-feira (5), a quantidade de cidades em risco moderado passou de 36 para 50 no Estado, enquanto que os municípios no risco baixo caíram de 41 para 27. Apenas a cidade de Ibatiba está no risco alto para transmissão do vírus. 

“Aumentou o número de municípios em Risco Moderado e também a taxa da ocupação de leitos. Não estamos mais reduzindo os óbitos por causa da doença, então o momento exige muita cautela. Vamos seguir abrindo leitos e, até o final de abril, a ideia é de que a gente tenha 900 leitos de UTI. O Espírito Santo é o estado que está mais abrindo leitos por habitante no Brasil, mas é bom que a gente compreenda que tem um limite. Tomamos a decisão de não abrirmos hospital de campanha para investir na rede própria. Para que esses leitos fiquem para sempre à disposição da população”, explicou Casagrande.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou que a ampliação na oferta de leitos tem a função de garantir o acesso da população à rede de saúde pública. “Nós ajustamos a oferta de leitos para atender a população acometida pela Covid-19 com qualidade. Temos uma agenda de expansão qualificada”, disse. O secretário informou que o Estado terá mais 158 leitos até abril.

A entrega desses leitos fazer parte da segunda fase da expansão do "Leitos para Todos", que pretende alcançar 900 leitos de UTI até o final de abril.

Na sexta-feira, o governo abriu mais 36 vagas - 10 em UTI e 26 de enfermaria - para tratamento de pacientes com a Covid-19 no Hospital Vitória, na Praia do Canto, na capital. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: