X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Covid: Cientistas afirmam que ser obeso tem tantos riscos quanto ser idoso


Imagem ilustrativa da imagem Covid: Cientistas afirmam que ser obeso tem tantos riscos quanto ser idoso
Coronavírus |  Foto: Divulgação

Cientistas brasileiros descobriram que a obesidade é um fator de risco para o agravamento da Covid-19 e morte pela doença tão importante quanto ser idoso. De acordo com os especialistas, que o perigo é elevado independente da idade, sexo, etnia ou de outras comorbidades, como hipertensão, doença cardíaca, pulmonar ou diabetes.

Em entrevista ao O Globo, a professora da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru e coordenadora de uma revisão sistemática sobre o impacto da obesidade sobre a Covid-19, Silvia Sales-Peres, informou que pessoas acima do peso, mas que não chegam a ser obesos, já têm algum grau de inflamação e podem apresentar deficiências imunológicas.

“Vimos que mesmo em pessoas sem nenhuma outra doença além da própria obesidade, o risco de Covid-19 grave é significativamente maior, inclusive nos jovens. Isso é gravíssimo para o Brasil, no qual a maior parte da população está acima do peso”, enfatizou ela na entrevista ao o Globo.

Em abril, médicos já haviam observado uma relação entre a obesidade e a Covid-19 grave, porém se pensava que isso se dava pelo fato de a obesidade estar quase sempre acompanhada de outras comorbidades.

No entanto, as pessoas obesas e com sobrepeso se vêm em desvantagem a partir do momento em que são infectadas e, nelas, a doença progride mais depressa para um quadro mais grave, explicou a cientista.

Apoiado pela Fapesp, o estudo do grupo dela foi publicado na revista Obesity Research & Clinical Practice e analisou dados de nove pesquisas com 6.577 pacientes infectados pelo SARS-CoV-2 em China, França, Espanha, Itália e Estados Unidos. O estudo mostrou que 9,4% dos obesos internados em UTI morreram.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: