Covid-19 já atinge sete casas de repouso na Grande Vitória
Escute essa reportagem

Sete casas de repouso da Grande Vitória já registraram casos confirmados do novo coronavírus. São dois espaços na capital e cinco em Vila Velha.
Na cidade canela-verde, os casos estão espalhados, com destaque para uma instituição que, segundo a prefeitura, tem sete casos de idosos contaminados, oito de funcionários que testaram positivo e quatro mortes de idosos.
A administração do asilo, no entanto, fala em números maiores: seriam nove idosos positivos do total de 24 da casa, todos já considerados recuperados. “Não temos mais nenhum idoso na casa de quarentena e nenhum com sintoma”, disse a proprietária.
A prefeitura, porém, diz que houve “alta parcial do surto” e que há três idosos em isolamento “por motivo de desospitalização”.
Os bairros e nomes das instituições não serão informados para proteger a identidade dos idosos.
Ainda em Vila Velha, há outras quatro instituições: uma segunda casa de repouso possui um funcionário e um idoso positivos.
A terceira e a quarta estão, cada uma, com um funcionário contaminado. A quinta possui um idoso com teste positivo.
Em Vitória, a prefeitura confirma que duas unidades já registraram casos: atualmente, uma instituição está com pacientes confirmados. Em outra casa de repouso foram sete mortes, mas o surto da doença naquela instituição terminou no dia 29 de abril, segundo a administração do asilo.
Cuidados
Diante do cenário, a Secretaria de Saúde de Vitória garantiu que frequentemente faz o monitoramento epidemiológico da situação de saúde dos idosos residentes nas nove casas de repouso da cidade.
“Para enfrentamento da pandemia da Covid-19, a secretaria criou um plano de ações que já vem sendo executado desde março e que traz cuidados específicos com higiene do local”, disse, em nota.
Em Vila Velha, a Secretaria de Saúde disse que criou em março um grupo de trabalho exclusivo para realizar capacitação técnica de equipes que atuam nas 25 instituições de longa permanência para idosos, para atuarem com medidas de prevenção e notificações.
Serra e Cariacica negaram, via nota, que tenham casos registrados em asilos das duas cidades. A Prefeitura de Viana não respondeu a reportagem até o fechamento desta edição.
Comentários