X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Coronavírus sobrevive na pele humana por até 9 horas, diz estudo


Desde que a Covid-19 surgiu, muita gente se perguntou sobre o tempo de vida do vírus na pele humana. Até então, não havia estudos específicos sobre o novo coronavírus, mas, nesta semana, pesquisadores da Universidade de Medicina da Prefeitura de Kyoto, no Japão chegaram a uma conclusão e descobriram que o novo coronavírus sobrevive por até 9 horas na pele humana.

Imagem ilustrativa da imagem Coronavírus sobrevive na pele humana por até 9 horas, diz estudo
|  Foto: Reprodução/FreeImagens

De acordo com a descoberta, o tempo é quatro vezes maior do que o vírus Influenza A, que causa a gripe e consegue sobreviver nas mesmas condições.

As descobertas também destacam a importância de lavar as mãos com cuidado ou usar produtos sanitizantes, como o álcool em gel.

A pesquisa foi publicada na revista Clinical Infectious Diseases. Para realizar os testes sem submeter pessoas saudáveis a riscos, os cientistas usaram e avaliaram amostras de pele humana recolhidas em autópsias realizadas 24 horas antes.

As amostras dos dois vírus – Sars-CoV-2 e Influenza A – foram aplicadas sobre enxertos em laboratórios e tiveram suas viabilidades comparadas.

Na conclusão do trabalho, os pesquisadores escrevem: “Este estudo mostra que o Sars-CoV-2 pode ter um risco maior de transmissão por contato do que o vírus da influenza A porque o primeiro é muito mais estável na pele humana do que o anterior”.

Como acontece a transmissão do coronavírus
A transmissão do novo coronavírus acontece, principalmente, pelas secreções respiratórias. Quando o indivíduo fala ou espirra, ele expele gotículas que contêm o coronavírus que podem passar para outras pessoas. O potencial de doenças respiratórias é muito grande porque a transmissão acontece pelo ar.

A transmissão também pode acontecer através das mãos contaminadas pela secreção respiratória. Se a pessoa infectada passa a mão no nariz ou tosse com a mão na boca, por exemplo, e pega na maçaneta, uma segunda pessoa que também pegar nessa maçaneta e levar a mão até a boca, poderá se contaminar com o vírus.

Imagem ilustrativa da imagem Coronavírus sobrevive na pele humana por até 9 horas, diz estudo
O uso diário de álcool em gel nas mãos provoca ressecamento, vermelhidão e até lesões |  Foto: Jcomp/Freepik
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Veja outras dicas:
- Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
- Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
- Usar lenço descartável para higiene nasal;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Manter o ambiente ventilado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: