X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Com 598 novas mortes por Covid-19, Brasil supera 43 mil óbitos


Imagem ilustrativa da imagem Com 598 novas mortes por Covid-19, Brasil supera 43 mil óbitos
Leitos em hospital de campanha |  Foto: Rogerio Santana/ Governo do Rio de Janeiro

O Brasil registrou, neste domingo (14), 598 novas mortes pelo novo coronavírus e 17.086 novos casos da doença. Ao todo, desde o início da pandemia, em fevereiro, o país já perdeu 43.389 vidas pela Covid-19 e soma 867.882 casos registrados oficialmente -especialistas afirmam haver subnotificação, porém.

Os dados sobre mortes e casos de Covid-19 são fruto de colaboração inédita entre Folha, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo, G1 e UOL para reunir e informar números sobre o novo coronavírus, que são coletados diretamente com as Secretarias de Saúde. O balanço é fechado diariamente às 20h.

Em feriados, como o ocorrido na semana passada, e em finais de semana os números de mortes registradas costumam ser menores, já que muitas equipes responsáveis pela notificação entram em plantão, com escala reduzida.

Além disso, o Rio Grande do Norte não apresentou os dados relativos ao estado e afirma que não divulga boletins aos domingos.

São Paulo concentra, em números gerais, a maior fatia das novas mortes e casos. Nas últimas 24h, foram registrados 113 novos óbitos pela Covid-19 e 5.327 casos. Ao todo, o estado soma 10.694 mortes e 178.202 casos da doença. Mesmo, desde o início do mês, a quarentena paulista tem sido relaxada pelo governador João Doria (PSDB).

O segundo estado com mais mortes registradas em 24h é o Rio de Janeiro (80, totalizando 7.672 mortos), seguido de perto por Pernambuco (71, totalizando 3.855).

Comparado a outros países, o Brasil passou, na sexta (12), o Reino Unido em número de mortos, o que o tornou o segundo país na triste lista, atrás apenas dos Estados Unidos. O Brasil também é o segundo em número casos, tendo à frente mais uma vez os EUA.

Na sua décima quinta semana de pandemia, o Brasil tem uma taxa de 19 mortos por 100 mil habitantes. Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de mortos e está cinco semanas adiante na pandemia, e o Reino Unido, que ocupa a segunda posição e está em sua décima nona semana, têm 35,4 e 62,9 mortos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

Na Argentina, onde a pandemia desembarcou nove dias mais tarde que no Brasil e que seguiu uma quarentena muito mais rígida, o índice é de 1,8 morte por 100 mil habitantes.

Os dados do boletim diário do Ministério da Saúde apontaram 612 novas mortes pela Covid-19 e 17.110 novos casos, totalizando 43.332 óbitos e 867.624 casos da doença registrados. Os dados da pasta também costumam ser mais baixos em feriados e finais de semana.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: