X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Cidade de São Paulo se aproxima de 99% de adultos com 1ª dose da vacina


Depois do final de semana com o evento denominado Virada da Vacina, em que mais de 500 mil passaram pelos postos de saúde, a cidade de São Paulo terminou o domingo (15) com perto dos 99% de adultos com pelo menos a primeira dose de imunizante contra a Covid-19.

No estado, são 91,15% dos adultos com pelo menos a primeira dose. A meta do governador João Doria (PSDB) é começar já nesta quarta (18) a vacinação de adolescentes. Nesta terça (17), começa nova fase da flexibilização das medidas de distanciamento no estado, em que comércio e serviços poderão funcionar sem restrição de ocupação e horário e eventos poderão voltar a acontecer, desde que com distanciamento de um metro entre as pessoas e uso de máscara, entre outras regras.

Na noite de domingo, o balanço da Secretaria Municipal de Saúde era de 98,5% da população adulta vacinada com a primeira dose e 40,7% com as duas doses, depois de 34 horas ininterruptas de vacinação.

Batizada de Virada da Vacina, a campanha começou na manhã do sábado (14) e terminou às 17h, deste domingo (15).

A pasta previa vacinar 600 mil jovens durante o fim de semana –o resultado ficou pouco abaixo do esperado.

Durante o evento, a capital ainda bateu recorde de aplicações diárias da vacina. Até as 19h do sábado foram aplicadas 268.770 doses, sendo 215.029 da primeira dose e 53.734 da segunda dose.

Para o evento, cerca de 600 pontos espalhados pela cidade aplicaram doses das vacinas contra a Covid-19, sendo que 16 deles funcionaram durante a noite e a madrugada.

Foi no período noturno da vacinação que os postos registraram maiores filas, como em São Miguel Paulista, zona leste, e no megaposto do Memorial da América Latina, zona oeste. Durante a tarde havia pouca espera, mas na madrugada, a espera para receber a vacina chegou a três horas.

Na FMU da unidade de Santo Amaro, a noite também foi longa para quem tentou se vacinar, com filas que chegaram a três horas. Para enfrentar o frio, alguns levaram cobertores, já para a fila em pé, teve até quem levou um banquinho de casa para descansar.

A campanha foi dividida em dois momentos. A partir das 7h do sábado (14), a vacinação foi dedicada a jovens a partir de 20 e 21 anos, depois, a partir das 19h, foi a vez dos paulistanos de 18 e 19 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Cidade de São Paulo se aproxima de 99% de adultos com 1ª dose da vacina
Mais de 44,8 milhões de pessoas já foram imunizados com duas dose ou a vacina de dose única. |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A fim de incentivar a vacinação entre os jovens, a Secretária Municipal de Cultura promoveu ações culturais, como a presença de DJs de blocos de carnavais, como o Minhoqueens e Domingo Ela Não Vai, além de banda e artistas em pernas de pau que interagiam com os carros que chegavam nos drive-thrus.

Quem passasse a tarde próximo ao complexo do Anhembi, por exemplo, conseguia ouvir a letra de "Deixa de Onda", da Ludmilla, e outros hits.

Apesar do ritmo de festa, a secretaria reforçou que grande parte da discotecagem foi realizada em drive-thru, a fim de evitar a aglomeração de jovens, e, por isso, o público não foi autorizado a sair do carro, podendo apreciar as performances apenas durante a fila.

O evento foi criticado pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga que, neste sábado (14), classificou o ato como litigância de má-fé "quando o Poder Judiciário é usado de forma indevida ou abusiva".

"Como estão anunciando a vacinação entre 18 e 20 anos [de idade] e não tem vacina? Tem vacina sim, têm recebido vacinas". O ministro se referia a ação de Doria no Supremo Tribunal Federal "para exigir que o Ministério da Saúde siga entregando ao estado a mesma proporção de doses de vacinas que prevaleceu ao longo da campanha".

A partir desta segunda-feira (16), a chamada xepa da vacina na capital será destinada a adiantar a segunda dose. Hoje, quem tomou Pfizer e AstraZeneca precisa esperar 12 semanas entre uma dose e outra; com a Coronavac, o intervalo é de 28 dias. Na xepa, o intervalo mínimo é de 60 dias para Pfizer e Astrazeneca e 15 dias para Coronavac.

O próximo grupo a se vacinar serão os adolescentes de 12 a 17 anos. A imunização começa priorizando os jovens com deficiências, comorbidades, gestantes e puérperas. A previsão é que esse grupo seja vacinado com ao menos a primeira dose até 29 de agosto.

Do dia 30 de agosto a 5 de setembro, é a vez dos jovens de 15 a 17 anos. E, por último, de 6 a 12 de setembro, a expectativa é que a população de 12 a 14 anos seja vacinada.

A quarentena mais branda começa no estado nesta terça apesar do avanço dos casos com a variante delta.

Porém, é importante lembrar que, apesar da primeira dose já levar à produção de anticorpos e oferecer uma certa proteção, a segunda dose é essencial para completar e prolongar a imunidade.
Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde de São Paulo, chegou a anunciar, em julho, que um novo ciclo de vacinação deve se iniciar em 17 de janeiro de 2022. Porém, após o anúncio, o Ministério da Saúde afirmou que não há evidência científica sobre a necessidade de uma campanha anual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: