X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Câmara que destrói coronavírus é desenvolvida na Ufes


Imagem ilustrativa da imagem Câmara que destrói coronavírus é desenvolvida na Ufes
O primeiro protótipo é batizado de Covidkiller |  Foto: Ufes/Divulgação

Com as diversas mudanças que o novo coronavírus trouxe para a vida das pessoas, muitas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para auxiliar no processo de limpeza e desinfecção de materiais e equipamentos de uso contínuo como por exemplo, em hospitais. 

Com a atual necessidade, um grupo de pesquisadores da Ufes desenvolveu uma câmara com lâmpadas que geram radiação ultravioleta capaz de destruir microrganismos, inclusive o novo coronavírus. O equipamento tem 1,8 metros de altura e usa a radiação UV-C para desinfecção.

Segundo informações da assessoria da Ufes, o Covidkiller passou por uma avaliação de eficiência, na qual foram utilizadas duas bactérias como modelo de estudo: a Escherichia coli e a Staphylococcus aureus. A destruição total desses microrganismos, com rompimento da parede celular e exposição do conteúdo citoplasmático, pode ser observada pela microscopia eletrônica de varredura.

Segundo o professor do curso de Engenharia Elétrica da Ufes Celso Munaro, a radiação com UV-C tem o potencial de danificar o DNA do vírus. “Ele perde a capacidade de se reproduzir, logo, não pode infectar ninguém”.

Processo de descontaminação
A proposta é utilizar o protótipo, batizado de Covidkiller (foto), para a desinfecção de equipamentos hospitalares que são recebidos para manutenção no Centro Tecnológico.

Os equipamentos passam pela higienização tradicional e depois são colocados na câmara e expostos à radiação pelo tempo de cinco minutos. Após a desinfecção, esses mesmos equipamentos podem ser reutilizados.

Sobre a tecnologia UV
A tecnologia UV é usada há mais de um século para desinfecção de água e, recentemente, vem sendo usada na esterilização de hospitais, aviões. A ideia agora é trabalhar em novas versões de protótipos para esterilização de EPIs e outros objetos e higienização de ambientes. 

“O grande desafio da pandemia é reduzir a propagação do vírus, de forma a não saturar o sistema de saúde. As medidas amplamente sugeridas são a desinfecção com álcool ou sabão e o uso de máscara. Há situações nas quais a desinfecção tem dificuldade de ser feita: em equipamentos eletrônicos, como os respiradores; em equipamentos de proteção individual; e no ambiente. Nesses casos, o uso de radiação UV é uma alternativa muito atrativa. As pesquisas e os protótipos em desenvolvimento contribuirão muito para reduzir a propagação do vírus nessas situações”, afirmou Munaro. Ele lembra que um exemplo de aplicação na Ufes é a desinfecção das salas de aula.

O projeto é desenvolvido por professores dos departamentos de Engenharia Elétrica (Centro Tecnológico), de Física (Centro de Ciências Exatas) e de Morfologia e Patologia (Centro de Ciências da Saúde).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: