X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Brasil tem 1.300 novas mortes por Covid-19 nesta quarta; total passa de 39 mil


Nesta quarta-feira (10), foram registradas 1.300 novas mortes e 33.100 novos casos da Covid-19 no Brasil. Com isso, o total de mortos pelo novo coronavírus no país chega a 39.797 e o número de pessoas que já tiveram a doença chega a 775.184.

Os dados são fruto de uma colaboração inédita entre O Estado de S. Paulo, Extra, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e UOL para reunir e informar números sobre o novo coronavírus. As informações são coletadas com as Secretarias de Saúde, e o balanço é fechado às 20h de cada dia.

Mais uma vez, São Paulo teve recorde do número de mortes registradas em 24h, com 340. Ao todo, o estado agora tem 9.862 óbitos. Além disso, foram documentados 6.178 novos casos, o que totaliza 156.316 casos da Covid-19 no estado.

Mesmo com os recordes, o estado de São Paulo já iniciou a flexibilização da quarentena.

O segundo estado com o maior número de mortes registradas em 24 horas é o Rio de Janeiro (210 novos óbitos e um total de 7.138), seguido pelo Ceará (160 novos óbitos e total de 4.519).

Imagem ilustrativa da imagem Brasil tem 1.300 novas mortes por Covid-19 nesta quarta; total passa de 39 mil
Imagem ilustrativa do COVID-19 (novo coronavírus) |  Foto: Cadu Rolim / Agência Estado

Os números de Mato Grosso, que não informou seus dados na terça (9), foram incluídos na contagem atualizada.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, o portal do Ministério da Saúde que reúne dados sobre a epidemia voltou a informar na terça (9) o total de mortes e casos acumulados. As informações haviam sido tiradas do ar na sexta (5), uma semana em que o país bateu recordes no número de mortes em 24h.

O boletim desta quarta aponta 1.274 novas mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total no país para 39.680 vidas perdidas desde março. Foram registrados também 32.913 novos casos, com um total de casos documentados de 772.416.

Na terça, o ministro interino, general Eduardo Pazuello, compareceu à comissão externa da Câmara que monitora as ações de combate ao novo coronavírus para prestar esclarecimentos sobre a falta de transparência na divulgação de dados referentes à Covid-19.

Pazuello apresentou as linhas gerais da nova metodologia defendida pelo governo, que inclui o registro da morte no dia em que ela ocorrer. Por padrão, as mortes eram contadas de acordo com o dia de notificação, método adotado na maior parte dos países. A pasta planeja lançar uma nova plataforma para informar os números sobre a doença, mas ainda não informou quando isso acontecerá.

O Brasil atualmente é o segundo país com mais casos, atrás somente dos EUA, que segundo o agregador de dados da Universidade Johns Hopkins contabiliza 1.996.960 casos no total. Já em relação aos mortos pela Covid-19, o Brasil está em terceiro, atrás de Estados Unidos e um pouco abaixo dos números do Reino Unido (cerca de 41 mil mortes).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: