X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Após chegar perto do colapso em leitos públicos de UTI, DF decide iniciar lockdown no domingo


Com apenas quatro leitos de UTI para Covid vinculados à rede pública disponíveis no fim da tarde desta sexta (26), o governo do Distrito Federal decidiu antecipar para 0h de domingo (28) a entrada em vigor de medidas de restrições a comércio e serviços, na tentativa de reduzir a transmissão.

Ficam suspensos eventos e aulas na rede pública e privada, além de cinemas e teatros, atendimento em shoppings (com exceção de farmácias e delivery) e comércio em geral, incluindo bares, salões de beleza, quiosques e construção civil.

Restaurantes também devem ficar fechados, com permissão para funcionar com serviços de delivery e retirada no local. A venda de bebidas alcoólicas também fica proibida após as 20h.

As medidas constam de decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha e publicado na noite desta sexta no Diário Oficial do DF.

Ficam excluídos do decreto apenas alguns serviços, como supermercados e padarias, postos de combustíveis, hospitais, clínicas, farmácias, lojas de conveniência e serviços de fornecimento de energia, água e coleta de lixo. Cultos e missas também são permitidos.

Mais cedo, o governador Ibaneis Rocha havia emitido um decreto que restringia o funcionamento do comércio não essencial das 20h às 5h a partir de segunda (1º).

Agora, as medidas passam a valer por 24 horas.

Segundo informações da assessoria do governo do DF, o motivo é a alta taxa de ocupação dos leitos, situação tida como "crítica".

Inicialmente, o governo chegou a anunciar que a medida valeria a partir de sábado ( 27), mas mudou a data em seguida para domingo (28).

Em entrevista a jornais locais, Ibaneis descreveu a medida como um "lockdown total".
Dados do painel Info-saúde-DF apontam que a taxa de ocupação de leitos públicos de UTI contra Covid estava em 98,8% às 17h50 desta sexta, no caso daqueles voltados a adultos.

Já somados os pediátricos, o índice era de 97,6%. Ao todo, havia 165 leitos ocupados, e apenas quatro ainda disponíveis, sendo dois para adultos e dois para crianças.

Mais tarde, com a abertura de novos leitos que estavam bloqueados, a taxa de ocupação caiu para 89% na rede pública na noite desta sexta -taxa, porém, ainda considerada alta. Na rede privada, a ocupação é de 88%.

O decreto não informa por quanto tempo devem durar as medidas. Segundo o texto, elas "podem ser reavaliadas a qualquer momento".

Após a publicação do decreto, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, informou ter conversado com Ibaneis, que recomendou a restrição da circulação de visitantes na Câmara dos Deputados, medida que será adotada pela Casa legislativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: