X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Após barrar quarentena, prefeito recua e decreta lockdown em cidade capixaba


Imagem ilustrativa da imagem Após barrar quarentena, prefeito recua e decreta lockdown em cidade capixaba
Cidade de São Gabriel da Palha |  Foto: Divulgação/PMSGP

São Gabriel da Palha, no Norte do Estado, é a terceira cidade capixaba a aderir ao lockdown para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, diferente de Barra de São Francisco e Água Doce do Norte, a prefeitura manteve o funcionamento de supermercados e farmácias, mas decretou toque de recolher por sete dias para a população.

Quando o governador Renato Casagrande anunciou o período de 14 dias de quarentena, na terça-feira (16), o prefeito da cidade, Thiago Rocha, afirmou que não cumpriria o decreto estadual deixando todo o comércio funcionando normalmente. 

Após a negativa, o gestor foi notificado pelo Ministério Público do Estado e acabou aderindo às normas da quarentena. Agora, Thiago Rocha decidiu endurecer as medidas e decretou o fechamento de todo o comércio, com exceção de supermercados, farmácias, postos de gasolina, indústrias e hospitais. 

Com isso, todos os outros estabelecimentos, só podem funcionar com sistema de delivery (entrega em domicílio). Além disso, devem manter fechados todos os acessos ao público, ficando proibida a abertura parcial de portas e o atendimento aos clientes dentro do comércio, com ou sem horário marcado, e na porta do local.

Sobre o toque de recolher, o decreto diz que fica proibida a permanência em locais públicos em todo o território de São Gabriel da Palha, no horário entre 20 horas e 6 horas da manhã. 

Ainda de acordo com o documento, serão feitos agendamentos na portaria da sede da prefeitura do município para atendimentos ao público para Administração Pública Direta, Indireta e dos Órgãos Externos do Poder Executivo Municipal.

"Não será preciso agendamento nas unidades administrativas que executam serviços essenciais e por escala, que não admitem paralisação dos serviços", diz outro trecho do decreto.

Para conseguir implementar a medida extrema, a prefeitura explica vai solicitar, a Renato Casagrande, auxílio de força da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Além disso, o decreto determina que o descumprimento das determinações "importará em responsabilidade civil, penal e administrativas dos infratores, podendo os mesmos responder por crime contra a saúde pública e contra a administração pública em geral".

Leia também:

Prefeito capixaba que desafiou quarentena está com suspeita de coronavírus

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: