X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

A pandemia continua? Entenda o anúncio da OMS sobre a covid

Entenda o que significa o fim da emergência de saúde global declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)


 

Imagem ilustrativa da imagem A pandemia continua? Entenda o anúncio da OMS sobre a covid
Testagem contra covid: OMS declarou fim da emergência global de saúde |  Foto: Beto Morais - Arquivo/AT

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (05) que covid-19 não é mais uma emergência de saúde global, após mais de três anos. No mesmo anúncio, contudo, a organização reiterou que isso não quer dizer que a pandemia de covid acabou.

Os termos geram dúvidas. Afinal, emergência de saúde global não é o mesmo que pandemia? Se não é, qual é a diferença? Entenda, a seguir, o que significa cada um dos termos.

Leia mais notícias de Coronavírus aqui

EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA

Uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (PHEIC, na sigla em inglês) indica que a disseminação de uma doença representa um risco para a saúde mundial. No caso da covid, esse status foi conferido em uma reunião de 30 de janeiro de 2020. Nesta quinta-feira (04), o comitê se reuniu novamente e orientou que a infecção não era mais uma emergência global.

Em um vídeo divulgado pela OMS, Maria von Kerkhove, líder técnica do programa de emergência da covid-19 da organização, afirma que uma PHEIC é "um evento extraordinário que é determinado por constituir um risco de saúde pública para outros países através da transmissão internacional da doença".

Kerkhove cita alguns aspectos que definem uma emergência de saúde.

"Essa situação é séria, repentina, incomum ou inesperada." Quando uma doença é caracterizada dessa forma, é um indicativo de que os países precisam de uma coordenação internacional para conter o surto.

O termo está previsto no Regulamento Sanitário Internacional, documento de 2005 reconhecido pelo direito internacional que dá diretrizes de ações que devem ser tomadas frente a crises de saúde com potencial global. Uma emergência internacional é o nível mais alto de alarme previsto no regulamento.

A indicação de que uma doença representa uma emergência de saúde global se dá por um comitê formado diante de uma possível ameaça. Os membros desse grupo se reúnem e aconselham o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, sobre a situação, se representa ou não uma emergência.

A avaliação de que a covid não é mais uma emergência internacional foi acatada por Adhanom e anunciada nesta sexta (5).

Três fatores foram cruciais para analisar a situação da doença:

1. se a Covid ainda era um evento inesperado 

2. se representava um risco de disseminação a nível internacional 

3. se necessitava de uma coordenação conjunta entre os países

PANDEMIA

Diferentemente da emergência global, a pandemia ainda é um status não muito bem definido pela OMS. A situação foi decretada em 11 de março de 2020.

Segundo Kerkhove, uma pandemia normalmente acontece quando um novo vírus afeta toda a população mundial. "É muito difícil definir quando se atinge um estado em que um novo vírus é uma pandemia", diz.

A especialista também explica que, ao declarar que uma doença é uma emergência de saúde global, o objetivo da OMS é incentivar a adoção, pelos países, do máximo de ações possíveis para barrar a evolução da doença, de modo a evitar que se torne uma pandemia.

No caso da covid-19, a intenção de conter o vírus antes de ele se tornar pandêmico não se concretizou. Em janeiro de 2020 a OMS declarou que a infecção era uma emergência, e em março daquele mesmo ano a covid foi classificada como pandemia.

A COVID CONTINUA SENDO UMA PANDEMIA, ENTÃO?

Sim. Mesmo que a covid não seja mais considerada uma emergência global, ela ainda é uma pandemia, afirmaram diferentes especialistas da OMS nesta sexta-feira. Dessa forma, ações para conter o vírus, como ampla vacinação, continuam necessárias, bem como o fortalecimento de sistemas de saúde pelo mundo.

"Esse vírus veio para ficar. Ainda está matando e ainda está mudando. Permanece o risco do surgimento de novas variantes que causam novos surtos de casos e mortes", afirmou Adhanom.

A organização discute atualmente um documento que definirá medidas de prevenção, preparação e resposta a pandemias.

O grupo que trabalha no material foi estabelecido em dezembro de 2021 pela Assembleia Mundial da Saúde, órgão máximo da OMS. A expectativa é que as discussões sejam feitas ao longo de 2023 até o documento ser finalizado em maio de 2024.

JÁ EXISTIRAM OUTRAS PANDEMIAS?

Além da covid, a influenza A H1N1 foi caracterizada como pandemia em junho de 2009. Segundo a OMS, o vírus já havia se espalhado para 73 países quando a pandemia foi declarada.

Além da capacidade de disseminação, outro aspecto do patógeno que chamou atenção da organização foi o número considerável de infecções causadas pelo vírus no verão do hemisfério Norte, já que, normalmente, os casos de influenza se concentram nos períodos mais frios do ano.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PANDEMIA E EPIDEMIA?

Entenda alguns conceitos relacionados à disseminação das doenças: 

  • Endemia: quando uma certa quantidade de casos que historicamente já ocorrem em determinada região do país. Exemplos brasileiros: doença de Chagas e esquistossomose (barriga d'água). 
  • Surto ou epidemia: ocorrem quando esse nível endêmico (que pode ser 0) é rompido pelo aumento de casos 
  • Pandemia: quando a epidemia afeta vários países ou continentes

Leia mais

Nada muda nas nossas recomendações, diz Ethel Maciel sobre decisão da OMS

Anvisa flexibiliza uso de máscara em serviços de saúde

O que se sabe sobre a arcturus, subvariante da covid associada a conjuntivite

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: