X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Coronavírus: Paciente recusa isolamento e Vila Velha aciona a Justiça


 A Prefeitura de Vila Velha acionou o Ministério Público depois que um paciente, com suspeita de contágio de coronavírus (Covid-19), se recusou em manter-se em isolamento domiciliar. O paciente, segundo o município, está enquadrado no perfil de caso suspeito e deveria se submeter aos protocolos determinados pelo Ministério da Saúde.

Em seu pedido, a Prefeitura pediu a adoção urgente de medidas legais do Poder Judiciário “em razão do risco de contágio de seus contatos próximos e à coletividade em geral”. O pedido foi direcionado à 5ª Promotoria de Justiça Cível de Vila Velha do MPES – cujo titular é o promotor de Justiça Gilberto Morelli Lima.

Em nota, o secretário municipal de Saúde do município, médico Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, informou que a medida é prevista em protocolo do Ministério da Saúde e no Código Penal Brasileiro, até que se concluam os resultados dos exames específicos já realizados no paciente.

O documento esclarece, ainda, que resultado parcial emitido pelo Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) exclui o contágio por gripe Influenza e vírus respiratórios, “o que mantém a suspeita por infecção por SARS-CoV 2, evidenciando a medida preventiva de isolamento domiciliar”.

"Todas as orientações foram devidamente repassadas ao paciente em questão, principalmente quanto ao risco de contágio de pessoas de seu relacionamento e da população como um todo, pela médica infectologista da Vigilância Epidemiológica que acompanha o caso. O paciente viajou recentemente para vários países – onde se constatou a circulação do Coronavírus – mas, resistiu às orientações quanto à necessidade de isolamento domiciliar alegando que iria manter suas atividades normais, inclusive, freqüentando seu ambiente de trabalho. O resultado final dos exames depende de envio da Fiocruz", informou a Prefeitura de Vila Velha, em nota.

No final da tarde desta quarta, o MPES, por meio da Promotoria de Justiça da Saúde de Vila Velha, informou que ajuizou ação de obrigação de fazer com pedido de isolamento domiciliar e realização de exames que se fizerem necessários.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: