X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Coronavírus: hospital na Serra recebe contêineres para armazenamento de corpos


O Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra, instalou contêineres para alocar possíveis corpos de vítimas da Covid-19. E, depois disso, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, é a outra instituição que, segundo fontes do governo, pode seguir o mesmo caminho.

Imagem ilustrativa da imagem Coronavírus: hospital na Serra recebe contêineres para armazenamento de corpos
Contêineres com ar condicionado para foram colocados na área externa do Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. |  Foto: Rayssa Bringhenti

Em comum, as duas unidades são referência em suas regiões para tratamento de Covid-19.
O critério vai partir dos tamanhos das chamadas morgues dos hospitais. A morgue é o local onde são colocados os cadáveres antes de serem enterrados ou incinerados. Em outras palavras, trata-se de um depósito de cadáveres.

Unidades com morgues pequenos deverão receber os contêineres. A Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim se encaixa, segundo fontes palacianas, nesse quesito.

A reportagem apurou que a sugestão inicial das autoridades de saúde do Estado era a utilização de caminhões, o que não acabou sendo seguido.

No caso do Jayme, a direção explicou por nota que, para atender à legislação, dois contêineres serão usados para armazenar e conservar corpos de vítimas da Covid-19, seguindo o manual do Ministério da Saúde “Manejo de Corpos no contexto do novo coronavírus Covid-19”, datado de 25/03/2020.

Imagem ilustrativa da imagem Coronavírus: hospital na Serra recebe contêineres para armazenamento de corpos
Contêineres instalados no Hospital Jayme Santos Neves. |  Foto: Alex Nepomuceno

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que outros contêineres também estão sendo preparados para estocar materiais de almoxarifado, uma vez que o hospital não tem espaço suficiente para garantir a disponibilidade de materiais, nesse período de pandemia.

Isolamento

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim isolou uma enfermaria só para atender casos de Covid-19.

Segundo a instituição, o hospital possui 14 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender casos graves e outras 15 vagas na enfermaria isolada.

De acordo com o hospital, há pacientes internados nessa ala. Ontem, o secretário de Saúde de Iconha, Fabriciano Muniz Mongin, informou que dois moradores da sua cidade deram entrada no hospital de Cachoeiro em estado grave e foram internados na UTI.

De acordo com Fabriciano, os dois pacientes nem chegaram a passar por um posto de saúde, procurando diretamente a Santa Casa. “Solicitamos a todos que façam isolamento, evitem ficar nas ruas, evitem aglomerações. Pedimos fiquem em casa”, destacou.

O hospital não confirmou os casos de Iconha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: