X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

Viana é escolhida para sediar grandes empresas

Município tem sido visto como capital logística do Estado e está atraindo empresas que pretendem montar centros de distribuição


Imagem ilustrativa da imagem Viana é escolhida para sediar grandes empresas
cidade faz parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, a 25 km da capital, de portos e do aeroporto |  Foto: divulgação

O município de Viana aposta no empreendedorismo e tem sido visto como capital logística do Espírito Santo, sendo a escolha de grandes empresas, como Amazon, Hypera Pharma, Reckitt, e recentemente Drogasil, para operação dos seus centros de distribuição.

A cidade faz parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, a 25 km da capital, de portos e aeroporto. O município está inserido ao longo das BRs 262 e 101 e tem grande área territorial livre para expansão.

As atividades da Drogasil terão início em fevereiro 2024, com 10 mil metros quadrados de área de armazenagem e já com previsão para expandir mais 3 mil metros quadrados ainda em 2024. Serão atendidos pelo centro de distribuição de Viana todo o Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.

Com 80 mil habitantes, Viana tem a melhor gestão fiscal do Estado, o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – no ensino fundamental, 1º lugar em maior investimento per capita da Grande Vitória, e projeta ter todas as ruas saneadas e pavimentadas até o final de 2024, com o programa Minha Rua Melhor.

Além disso, vem tendo redução superior a 50% nos crimes violentos e mais de 130 dias sem homicídio, mostrando que o trabalho está em várias frentes.

De acordo com o prefeito Wanderson Bueno, o que diferencia Viana é a “gestão pública com competência privada” com dedicação do prefeito, secretariado e dos servidores, no sentido de melhorar constantemente as entregas à população.

licenciamento

Wanderson Bueno afirmou que vem trabalhando em um projeto que promete atrair ainda mais empresas para Viana, agilizando o processo de licenciamento e apoiando a qualificação de mão de obra. O objetivo é a geração de empregos e impostos, antecipando o retorno dos investidores e reduzindo o número de pessoas em situação de pobreza no município.

“Com intuito de continuar no ritmo de desenvolvimento, planejar o futuro e fazer com que os vianenses cresçam junto à cidade, oferecemos várias oportunidades de qualificação gratuita, seja pelo Gerar – Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, seja pelo Polo UAB. Já são mais de 10 mil vianenses preparados para atuar neste mercado de trabalho que está se expandindo”, enfatiza o prefeito.

Já são mais de 10 mil vianenses preparados para atuar neste mercado de trabalho que expande Wanderson Bueno,, prefeito

Apoio aos pequenos negócios

As iniciativas de Viana contemplam tratamento diferenciado aos micro e pequenos empreendedores, desde o aspecto de licenciamento até a concessão de microcrédito e qualificação.

Foram atualizadas as legislações municipais de acordo com a Lei de Liberdade Econômica, que ajudou na desburocratização para atividades de baixo risco e pequeno porte.

As principais mudanças giram em torno de cinco eixos principais: governança para estímulo ao empreendedorismo; programas e projetos de apoio ao empreendedorismo; regulamentações e legislação para melhoria do ambiente de negócios; processos que facilitam a realização de negócios; recursos e infraestrutura para atendimento ao empreendedor.

Entre as mudanças inovadoras, destaca-se o Polo Cervejeiro de Viana, primeiro polo público de cervejas artesanais do Brasil, integrando o agro ao urbano, atraindo novas receitas, criando oportunidades e estimulando o turismo na cidade.

O Polo Cervejeiro de Viana nasceu a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP), para o cultivo de lúpulo no município de Viana – sabendo que é o lúpulo que traz o amargor das cervejas, uma bebida em crescente consumo, e o Brasil atualmente importa 99% do que é utilizado. Iniciou-se a pesquisa junto aos agricultores da região que já tem indícios de cultivo próspero.

A partir daí, o prefeito Wanderson Bueno expandiu o projeto, criando incentivos para a instalação de cervejarias artesanais e empreendimentos correlatos ao longo de toda a rota produtiva, criando uma experiência do lúpulo a cerveja, e potencializando o turismo da região.

Município valoriza a cultura e o turismo

Imagem ilustrativa da imagem Viana é escolhida para sediar grandes empresas
Reforma da igreja em Araçatiba |  Foto: Divulgação

A cultura se encontrou em Viana. E os moradores do município passaram a valorizar ainda mais a história, as artes, a música e o fazer cultural. Várias ações nesse sentido mostram uma cidade vibrante e que tem a cultura como conhecimento e importante setor para o desenvolvimento da sociedade.

“Seja do hino de Viana, cantado em todas as escolas, à reabertura de espaços públicos, passando pela captação de recursos para incentivar as ações, a cultura e o turismo em Viana têm sido importantes para a formação pessoal, moral e intelectual dos vianenses e para os que escolheram a cidade para morar e empreender”, destaca o prefeito Wanderson Bueno.

Como valorização da cultura, o prefeito destaca várias ações realizadas nesse sentido, como a criação da Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura (já está em seu segundo ano lançando editais; criação da lei que institui o Programa de Tombos e Registros de Patrimônios Culturais materiais e imateriais da cidade de Viana; adesão ao Programa de Coinvestimento Fundo a Fundo com captação de recursos para o restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e para o projeto arquitetônico de restauro das Ruínas de Belém (esse último está em curso).

Além disso, foram realizadas a reforma da centenária igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba.

Nota máxima no Ideb

- Maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Grande Vitória – nota 6 – em avaliação do ensino fundamental.

- Menor índice de homicídios da Região Metropolitana, segundo o Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) – redução de 54,5% de homicídios.

- Cidade da Grande Vitória que mais investe em infraestrutura, de acordo com dados do levantamento Finanças dos Municípios Capixabas, da Aequus Consultoria – investimento de R$ 66,8 milhões em obras de mobilidade, drenagem e paisagismo.

- Cidade da que mais cria empregos formais per capita na Região Metropolitana, segundo a LCA Consultoria, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – criação de 363 vagas de emprego na cidade no primeiro semestre de 2023.

- Viana é a cidade mais empreendedora da Grande Vitória pelo programa Cidade Empreendedora, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – destaque para a redução da burocracia, qualificação profissional e o agroturismo.

- Nota A no ranking da Secretaria Tesouro Nacional. Na posição nacional, entre os mais de 5 mil municípios, Viana aparece na posição 82.

- Melhor indicador do Previne Brasil – principal programa de atenção primária do governo federal.

- Nota A no ranking de Transparência do Tesouro Nacional.

- Nota A na capacidade de pagamentos do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES).