Oficina de libras e projeto Aprendiz da ICM forma mais de 25 mil membros
O culto de glorificação dos formados aconteceu no último dia (23) de dezembro no Maanaim Carapina, no município da Serra.
Escute essa reportagem
Anualmente, membros da Igreja Cristã Maranata (ICM) voluntariamente formam turmas dos projetos, denominado de projeto Aprendiz e Oficina de Libras não só no Brasil, mas em vários países. Este ano, foram mais de 25 mil formandos que atuarão como intérpretes e músicos. No culto de glorificação no Maanaim de Carapina, 324 alunos receberam os diplomas, entre eles, alunos formandos da oficina de Libras, de instrumentos, canto, operação de som e projeção.
A Oficina de Libras que já existe desde 2005, e tem como objetivo ensinar aos membros que desejam aprender, as premissas da Língua Brasileira de Sinais, dentro da doutrina eclesiástica da ICM é voltado para jovens a partir dos 18 anos e promovido pelo projeto aprendiz. Segundo o pastor e Coordenador dos projetos Marcelo Vilela, o projeto Aprendiz também ensina crianças e adultos que tenham interesse em aprender a tocar instrumentos e musicalização.
De acordo com Vilela,o evento além de ser espiritual também faz parte do projeto social da igreja Cristã Maranata e contribui para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva e que são membros da igreja.
“Hoje estamos encerrando mais um ano glorificando a Deus por esses irmãos. O Culto de Glorificação e a entrega dos diplomas aqui, representa, não apenas aos que estão se formando aqui na Serra, mas a todos nossos irmãos no Brasil e no mundo que fazem parte desse projeto tão importante,” falou Marcelo.
Uma das formandas na oficina de Libra, Vera Lúcia falou do privilégio em poder fazer parte do projeto e da importância. Segundo ela, poder aprender a linguagem de sinais é motivo de muita alegria pois agora poderá contribuir com os irmãos e levar a palavra de Deus àqueles que se comunicam por meio da linguagem de sinais.
“Para todos nós formandos é muito gratificante poder servir nossos irmãos com deficiência auditiva em nossos culto. Somos um só corpo e é uma alegria muito grande poder contribuir de alguma forma, foram um ano de curso e muito aprendizado. Agora vamos poder ajudar não só nossos irmãos, mas qualquer pessoa que precisar,” contou Vera.
O jovem, Ramon Souza, foi um dos alunos do projeto Aprendiz, teve a oportunidade de tocar no culto sua flauta transversal, instrumento escolhido e que aprendeu no projeto. Ramon falou da alegria em ter participado do projeto e agradeceu a oportunidade. “Meu sonho sempre foi aprender tocar um instrumento e poder tocar na minha igreja. E hoje vou pegar meu diploma, estou muito feliz,” falou emocionado o jovem.
A entrega dos diplomas foi feita após o culto e a alegria entre os formandos era unânime. Uma das formandas da turma de canto, Roseane Gomes de Oliveira, falou que foram mais de seis meses de dedicação e agradeceu aos irmãos envolvidos no projeto.
“Quem puder participar, participe, é uma grande benção! Foi um período de muitas experiências com o Senhor. Estou muito feliz e poder pegar meu diploma hoje é mais uma vitória concedida pelo Senhor, falou Roseane.
Instrumentista e voluntário na igreja, Samuel de Paula participou do culto de formatura e contou que aprendeu a tocar violão na igreja desde quando era intermediário. Falou ainda do sentimento de ver novos irmãos se formando e aprendendo a tocar diversos instrumentos musicais.
“Assim como esses irmãos, um dia eu também tive o privilégio de aprender com outro irmão que se dispôs a me ensinar, eu só tinha seis anos quando aprendi a tocar violão. E hoje fazer parte desse projeto é muito gratificante, agradeço muito a Deus em poder fazer parte disso, “ declarou Samuel.
O pastor e secretário-geral e membro do Conselho Presbiteral da ICM, Luiz Eugênio ministrou o culto de glorificação e agradeceu a todos os irmãos envolvidos e ressaltou a importância de cada um envolvido nos projetos. O pastor lembrou ainda, que a formatura dos mais de trezentos irmãos, também foi um ato simbólico aos irmãos que se formaram no Brasil e no mundo.
“Nosso projeto é avançar ainda mais na divulgação da Palavra de Deus e fazer ainda mais conhecida a volta do Senhor Jesus. Os alunos que se formaram hoje poderão contribuir na tradução, por exemplo, dos cultos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na adaptação de materiais para que fiquem mais acessíveis a todas as pessoas que precisarem,” ressaltou Eugênio.
Entre os instrumentos ensinados nas oficinas, os alunos puderam aprender a tocar, Baixo Bateria, Canto, Escaleta, Flauta,Flauta Doce, Flauta transversal, Musicalização Infantil, Violão, Saxofone, Teclado, Trompete, Violão, Violino, além de aprender a ser Operador de Som e Projeção.
“O louvor faz parte da história da Igreja Cristã Maranata, e para nós é uma grande alegria poder formar novos músicos e motivo de muita satisfação. Um momento muito valioso para todos nós da igreja. Ver o empenho dos irmãos envolvidos realmente é algo maravilhoso”, ressaltou Vilela.