X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

Jovens profissionais conquistam espaço em fábrica de Cachoeiro

Suzano oferece qualificação e amplia recrutamento entre a população local


Imagem ilustrativa da imagem Jovens profissionais conquistam espaço em fábrica de Cachoeiro
A técnica de Planejamento de Manutenção Nathalia Zampirole de Melo começou como estagiária e agora comemora efetivação na empresa A técnica de Planejamento de Manutenção Nathalia Zampirole de Melo começou como estagiária e agora comemora efetivação na empresa A técnica de Planejamento de Manutenção Nathalia Zampirole de Melo começou como estagiária e agora comemora efetivação na empresa |  Foto: Divulgação

Confira também:

 Companhia vai reflorestar área no Sul do Estado

Ingressar no mercado de trabalho, muitas vezes, é um desafio para profissionais jovens e sem muita experiência. Em Cachoeiro de Itapemirim, a Suzano vem contribuindo para mudar essa realidade para muitos desses trabalhadores. Referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, a empresa tem oferecido cursos de qualificação a trabalhadores da região, em parceria com instituições especializadas, formando mão de obra para atuar na sua Unidade de Bens de Consumo, que produz papéis higiênicos.

Com um efetivo de mais de 170 pessoas, 57% dos quais são trabalhadores próprios, a unidade vem ampliando gradativamente o número de profissionais locais. A representatividade desses trabalhadores saltou de 48% em dezembro de 2022 para 60% em setembro deste ano. A gerente da Suzano Cachoeiro de Itapemirim, Rithely Falqueto Groberio, atribui o desempenho ao investimento em educação profissional.

“A maior parte da nossa mão de obra vinha de outros estados por conta da dificuldade de pessoal qualificado na região de Cachoeiro de Itapemirim. Começamos a mudar esse cenário com o investimento em profissionalização e hoje os capixabas já são maioria dentro da nossa indústria. A meta é aumentar ainda mais essa participação”, ressalta Rithely.

A cachoeirense Nathalia Zampirole de Melo, de 27 anos, ingressou na empresa em fevereiro de 2022, como estagiária da equipe de manutenção, e um ano depois foi efetivada como técnica de Planejamento de Manutenção. “Durante todo o meu processo de estágio, fui desenvolvida com papéis e responsabilidades muito bem definidos, e entendendo a minha importância em todo o processo. Isso fez com que eu sempre me sentisse como parte do time e quisesse, ainda mais, me desenvolver e fazer da Suzano, definitivamente, o meu lugar de atuação”, afirma Nathalia.

A unidade de Cachoeiro de Itapemirim já treinou mais de 100 trabalhadores, por meio dos programas Pool Sucessório e Aprendizes, e muitos deles já estão contratados pela empresa. É o caso de Mateus dos Santos Oinhas, de 20 anos, que está há dois anos na companhia, após participar do programa Aprendizes. "Foi uma grande oportunidade que a Suzano me deu de capacitação. Entrei como aprendiz e logo fui contratado como operador de máquinas. Agora já fui promovido a operador de tubeteira tissue", afirma Mateus.

Na primeira turma do programa Aprendizes, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cinco jovens passaram por capacitação no formato híbrido, com aulas teóricas na sede do Senai do município e treinamento prático na fábrica. Dos cinco participantes, quatro já foram contratados pela empresa. Atualmente, uma nova turma de cinco jovens está em formação pelo Senai.

“Estamos oferecendo, no momento, o curso de Operador de Máquinas e Ferramentas Convencionais, que tem duração de um ano. Os aprendizes recebem bolsa de ajuda financeira e, na parte prática, passarão por uma imersão de seis meses na indústria", diz Rithely.

ES produz nova marca de papel

A unidade da Suzano em Cachoeiro de Itapemirim, que produz papéis higiênicos das marcas Mimmo e Max Pure, vai iniciar neste mês a fabricação da marca Neve, passando assim a atender todos os nichos de mercado neste segmento. A novidade acontece após aquisição da divisão de papéis tissue da Kimberly-Clark.

De acordo com a gerente da unidade, Rithely Falqueto Groberio, a fábrica já trabalha em sua capacidade máxima de produção, com uma média de 520 mil fardos mensais. Mas a chegada do novo produto promete ampliar esses números.

“Em setembro, atingimos o recorde da nossa produção com 527 mil fardos. Agora, com a incorporação do Neve, a expectativa é de que novos recordes sejam alcançados”, comenta.

A gerente explica que a nova marca não vai demandar grandes reestruturações na fábrica, que já estava preparada para este momento. “Estamos trabalhando bastante para o aumento da nossa capacidade produtiva e, mais uma vez, apostamos na capacitação técnica-operacional da nossa equipe para fazer a conversão das bobinas para as especificações do Neve, mantendo os nossos padrões de eficiência”.

Rithely acrescenta ainda que a fábrica vai passar a fazer o abastecimento de 100% do Espírito Santo, que antes era parcial.

Inaugurada em março de 2021, a Unidade de Bens de Consumo da Suzano converte o papel tissue em papéis higiênicos de folhas duplas e triplas. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo respondem pelo maior volume de vendas.

Imagem ilustrativa da imagem Jovens profissionais conquistam espaço em fábrica de Cachoeiro
Fábrica em Cachoeiro de Itapemirim atende Sudeste e Centro-Oeste do Brasil |  Foto: Divulgação

Depoimentos

“Ingressei na Suzano em março deste ano. Conquistei a vaga após descobrir, pela internet, que a empresa estava fazendo seleção em Cachoeiro. Fiz a minha inscrição e logo fui chamada para participar do processo seletivo, com entrevistas. Em um mês já estava contratada. Esta oportunidade chegou em um momento muito importante pra mim, quando eu já estava desestimulada, em busca de uma nova chance”, conta.

Imagem ilustrativa da imagem Jovens profissionais conquistam espaço em fábrica de Cachoeiro
28 anos, técnica de Segurança do Trabalho

“Participei da primeira turma do programa Aprendizes e foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Recebi capacitação teórica e prática, junto com outros jovens de Cachoeiro, e logo fui contratado. A Suzano dá todos os recursos para que possamos crescer dentro da empresa. Já completei dois anos na fábrica e estou muito feliz", afirma Mateus.

Imagem ilustrativa da imagem Jovens profissionais conquistam espaço em fábrica de Cachoeiro
20 anos, operador de tubeteira tissue