X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

Igreja Cristã Maranata no exterior

“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim” Mateus 24:14


A Igreja Cristã Maranata surgiu no Estado do Espírito Santo há 53 anos e hoje está presente em muitos países de todos os continentes: África, Américas, Ásia, Europa e Oceania. A expansão da Obra do Espírito Santo é fruto de uma incansável evangelização e de testemunhos verdadeiros. “O que sempre marcou as viagens desses pastores e irmãos foi uma agenda cheia com seminários, visitas, vigílias e evangelizações em várias cidades dos países assistidos. Os missionários enviados sempre foram incansáveis durante os dias que assistiam o país. Resultando em crescimento, não apenas em números de membros, mas também no conhecimento da doutrina da Obra do Espírito Santo”, explica o pastor João Cidade, que preside a Missão Internacional Maranata. E mesmo durante a pandemia, apesar da impossibilidade da assistência pessoal, a igreja manteve, por meio de aplicativos de reunião, a assistência e a comunhão. “Podemos armar que esse período permitiu nos unirmos ainda mais. Acreditamos que no período pós-pandemia haverá um crescimento ainda maior, pois o Senhor fortaleceu mais a sua Obra nesses países. Aguardamos a abertura das fronteiras para o retorno a assistência presencial continuada”, disse o pastor.

"A igreja é o corpo de Cristo. A comunhão une aqueles que compõem a igreja em um só corpo, de maneira que Jesus é quem governa. A igreja tem entendido que o senhor Jesus deve tornar-se na prática – e não apenas em teoria. E é isso que estamos fazendo ao longo desses 53 anos. É um trabalho de luta, mas de uma luta boa. É gratificante saber que estamos levando a palavra de Deus para todo o mundo”. Pastor Gedelti Gueiros, Presidente Igreja Cristã Maranata.

Mapa dos países que têm igreja cristã Maranata

Imagem ilustrativa da imagem Igreja Cristã Maranata no exterior
|  Foto: Divulgação Maranata

América do Norte

Em 1973, o Senhor deu uma revelação que o Pr. Gedelti, irmã Jurama e o Pr. Dodd fossem a Rochester, estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Eles permaneceriam lá por um perí- odo, onde o Senhor queria dar uma experiência a uma família e essa família havia hospedado a irmã Cristina, ilha do Pr. Dodd, para um período de intercâmbio. Era uma família de crentes, onde um membro da família tinha sido missionário na África. Eles passaram um mês ali na cidade de Rochester e deram o testemunho da Obra para essa família e ficou esse contato inicial nos Estados Unidos. Os anos passaram e, por um tempo, ficou só na base desse contato.

Na década de 80, alguns jovens se mudaram para a América e foram morar no interior do estado de Nova Iorque, em duas cidadezinhas: Chatham e Kinderhook. Começaram ali alguns contatos, mas eles começaram a frequentar outras igrejas, até que, em 1987, o Pr. Barros, antes da sua morte, quando ia ser levado para o hospital, teve a última revelação em vida e a revelação foi: está na hora de começar a minha Obra na América do Norte, mande alguém para o início da minha Obra lá. O Presbitério então enviou um pastor para esse início da Obra no estado de Nova Iorque, nas cidades de Chatham e Kinderhook.

América do Sul

Em julho de 1979, com a chegada do pastor Alexandre Gueiros na Bolívia em uma missão diplomática, se iniciou o primeiro culto na cidade de La Paz à 3.600 metros de altitude dando início a primeira igreja da Obra na Bolívia. Desde então, a Obra na Bolívia cresceu grandemente alcançando quatro estados. Atualmente, há no país oito igrejas (sendo 3 templos) e vários pontos de pregação da ICM distribuí- dos no país.

Continente Africano

O primeiro contato da ICM com a África foi há mais de 30 anos, em Angola, quando a família do pastor José Eduardo Fonseca veio para a Obra em razão do testemunho dado pela sua própria esposa. Sua esposa conheceu a Obra do Espírito em um seminário da Igreja Cristã Maranata em Portugal. Hoje, a Obra em Angola conta com igrejas nas cidades de Huambo, Benguela e Lubango, além da igreja na capital, Luanda.

No início de 2019, o Senhor concedeu uma visão, revelando um novo alcance para a Obra na África. Na visão, o Senhor mostrava que queria alcançar os países chamados do Arab Maghreb. Para atender ao que o Senhor mostrou, foi iniciado um trabalho de Missões especiais ao Norte da África. Foram realizadas várias Missões.

Vários pastores do Brasil têm cooperado com o trabalho de assistência à África. São eles: Gilson Sousa, Edilson Rocha, Luiz Fernando Pitta, Silvio Marques, Daniel Santana, Pirajara Freitas e João Cidade, ajudando no trabalho com os países de língua portuguesa e inglesa. O pastor Maurilo Martins tem colaborado, principalmente, com a assistência aos países de língua francesa e espanhola.

Europa 

O início da Igreja Maranata em Portugal foi em 1976, quando um pastor que trabalhava no Itamaraty foi transferido para o Consulado-Geral no Porto. Nessa cidade, conheceu alguns jovens que foram tocados pela doutrina da Igreja e que se dispuseram imediatamente a realizar a Obra de Deus, passando a frequentar os cultos na casa desse pastor. Desde então, a Obra de Deus cresceu e se espalhou por todo o país. Posteriormente, começou a atingir outras localidades da Europa.

Continente Asiático

Imagem ilustrativa da imagem Igreja Cristã Maranata no exterior
Igreja Cristã Maranata em Hamamatsu, no Japão |  Foto: Divulgação Maranata

Obra na Coreia do Sul foi iniciada nos primeiros anos da década de 1990 por um grupo de irmãos coreanos que viviam nos Estados Unidos. A maioria deles vivia em Washington, por serem diplomatas a serviço da Embaixada da Coreia do Sul nos EUA. Tratava-se de quatro famílias que ali conheceram a Obra do Senhor e a aceitaram. Foram inicialmente assistidos pelos nossos pastores David Vieira e Humberto Henriques, que faziam cultos uma vez por semana na casa do diplomata Hyungkun Lee, onde eram transmitidas as doutrinas da Obra do Espírito Santo.

A igreja de Seul é uma igreja muito bem firmada na doutrina da Obra, onde os irmãos são muito fiéis àquilo que receberam como Obra do Espírito Santo. Até mesmo os louvores da coletânea usados no Brasil e nos Estados Unidos são todos cantados na língua coreana. O pastor David Vieira está atualmente com a responsabilidade da assistência à igreja em Seul, sendo ajudado pelo pastor Ronildo Scherrer e, quando necessário, pelo pastor Gilson Sousa.

A Igreja Cristã Maranata possui três igrejas no Japão, localizadas ao redor da bahia de Nagoya. A maioria dos membros da Igreja Cristã Maranata é descendente de japoneses, que imigraram para o Brasil em meados do século 20 e voltaram ao Japão para trabalharem na indústria automobilística.

Em janeiro de 2008, foi realizado o primeiro contato com pastores da Índia, através do site da Igreja Cristã Maranata, nos EUA. Nesse mesmo ano, veio, pela primeira vez ao Brasil, o pastor Aristóteles Sadak.

Há cerca de 10 anos, a Igreja Cristã Maranata estabeleceu os primeiros contatos com pastores israelenses. Iniciou-se a realização de seminários para a transmissão da Obra em Israel, nas cidades de Haifa, Hadera, Tel Aviv, Jerusalém, Asquelom, Asdode e Eilat. Cerca de 10 pastores já foram alcançados desde então