ArcelorMittal entrega Prêmio Mulher 2024
A terceira edição do Prêmio Mulher ArcelorMittal teve 77 finalistas do Espírito Santo, Ceará e Santa Catarina
Escute essa reportagem

Uma noite memorável, repleta de emoção. Assim foi a cerimônia que revelou as vencedoras da terceira edição do Prêmio Mulher ArcelorMittal, na última quarta-feira, dia 22 de maio.
O evento, transmitido ao vivo pelo YouTube, teve interação com as premiações que ocorriam, ao mesmo tempo, nos estados de Santa Catarina e Ceará, e permitiu que o público acompanhasse, em tempo real, os anúncios das vencedoras das seis categorias: academia, imprensa, empresa privada (com duas subcategorias), poder público, terceiro setor e empregada ArcelorMittal.
Entre os projetos estão trabalhos que vão desde cirurgia inovadora para crianças e adolescentes, evitando a perda da visão, até ações de proteção e acolhimento para vítimas de violência. A iniciativa tem sido catalisadora para aprendizado, conexão e capacitação. Ao compartilhar experiências, as participantes se fortalecem, se inspiram e formam uma grande rede de apoio, surgindo novas parcerias.
Para o CEO ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira, a premiação é uma oportunidade única de destacar e incentivar o papel vital das mulheres.
“O Prêmio Mulher ArcelorMittal não é apenas uma celebração do talento e da dedicação dessas mulheres extraordinárias, mas também um reconhecimento do impacto transformador que elas têm em suas comunidades e setores. A cada edição, reafirmamos nosso compromisso com a igualdade de oportunidades e com a valorização do protagonismo feminino, elementos fundamentais para construirmos uma sociedade mais justa e inovadora”, afirmou.
Para Oliveira, as produtoras de aço devem admitir mais mulheres e esta é uma das metas da ArcelorMittal. A empresa quer ter 25% dos cargos de lideranças preenchidos por mulheres até 2030.

Foram 77 finalistas
Em reconhecimento ao potencial dessas mulheres vencedoras do Prêmio Mulher 2024, cada premiada recebeu além do certificado e troféu, um cartão-presente no valor de R$ 5 mil e um pingente exclusivo, oferecido pela ArcelorMittal.
Todas as 77 finalistas terão a oportunidade de participar de um treinamento exclusivo de 32 horas, em seus estados.
“Queremos reconhecer o potencial dessas mulheres e também inspirar as meninas das próximas gerações a serem protagonistas da sua própria história. Estamos determinados a ajudar na construção de um mundo mais diverso, equânime e inclusivo, e essa premiação é um passo importante nesse compromisso”, afirmou o CEO ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira.

CIRURGIA
Projeto: “Implementação da Técnica Cirúrgica de ‘Crosslinking’ em Crianças e Adolescentes com Ceratocone”.
“O projeto visa proporcionar esse tratamento para crianças e adolescentes. E é tão importante, no intuito de impedir a progressão da doença, que pode levar até a cegueira e necessidade de transplante de córnea”.

Amor próprio
Projeto: “Sair da agressão e ir para o amor com o livro-guia: Cadê o amor?”
“A base do projeto é que as mulheres aprendam a se amar, obtendo autoconfiança. Elas não vão se permitir passar por relacionamentos abusivos ou qualquer tipo de abuso que seja. É buscar o amor verdadeiro com elas mesmas. Aliás, o homem é bem-vindo nesse projeto!”

Inspiração
Projeto: “Entre Elas, mulheres que inspiram outras mulheres”.
“Da mesma forma que eu me sinto inspirada por outras mulheres fantásticas, eu também espero poder inspirá-las. Essa troca, a união e a conexão entre mulheres são benéficas. E isso é exatamente no que consiste o meu projeto”.

Acolhimento
Projeto: “Casa Rosa”
“É um projeto que a gente construiu juntas. Um serviço da saúde, que atende pessoas em situação de violência. Pessoas em geral, sendo mulheres, jovens, famílias que estejam em situação de violência doméstica e intrafamiliar. O projeto faz parte de uma política pública do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS)”.

Representatividade
Projeto: “Guia de Fontes de Mulheres do Espírito Santo”
“Meu projeto é um guia de fontes de mulheres do Espírito Santo e ele transforma a vida dos jornalistas. O projeto está aí para auxiliar o trabalho deles, com foco no gênero. E acho que venci porque fiz um trabalho de representatividade”.

Habilidades
Projeto: “Comissão de Inovação e Tecnologia para pessoas com deficiência”
“Esse projeto é pela experiência que eu tenho com meu irmão, que é deficiente, tem deficiência múltipla. A partir da nossa convivência, eu entendi que ele não lê e não escreve, mas ele tem habilidade com o tablet e aplicativos. Então isso me deu a ideia”.

Mulheres
Projeto: “MulherES”
“Trouxemos reportagens especiais focando em mulheres. Na primeira reportagem, a gente trouxe o poder da mulher no cenário empreendedor do Espírito Santo. A segunda reportagem foi sobre a força da mulher nas periferias do Espírito Santo e fechamos a série abordando o combate à violência contra a mulher”.

Inclusão
Projeto: “Instituto Oportunidade Brasil”
“O projeto que inscrevi foi o Instituto Oportunidade Brasil. Nele a gente trabalha fazendo a inclusão de jovens negros, em vulnerabilidade social, no mercado de tecnologia. Além de trabalhar com ações de inclusão e diversidade nas empresas e escolas. Funcionamos há quatro anos e atendemos a toda Grande Vitória”.

Sobre o prêmio
- Desde 2019, o Prêmio Mulher ArcelorMittal se destaca e valoriza o protagonismo feminino na sociedade, capacitando mulheres e ampliando seu impacto positivo. A iniciativa reafirma o compromisso da ArcelorMittal em promover a igualdade de oportunidades e reconhecer o talento feminino.
- A premiação, voltada para mulheres cis e transgêneros, maiores de 18 anos, residentes nos estados participantes, que lideram projetos impactantes nas esferas privada, pública ou do terceiro setor. Os projetos foram rigoro samente avaliados por uma banca avaliadora formada por representantes da sociedade civil e poder público que consideraram critérios como criatividade, sustentabilidade, impacto, qualidade e potencial de transformação.
- Cada vencedora recebe um cartão-presente no valor de R$ 5 mil, um certificado, troféu e uma pingente exclusivo, oferecido pela ArcelorMittal. Além disso, todas as 77 finalistas têm a oportunidade de participar de um treinamento exclusivo de 32 horas, realizado nos seus respectivos estados.