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Conteúdo Especial

53 ANOS DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

“Palavra, Sangue e Corpo. As doutrinas que marcaram o rumo da caminhada desta Obra” Pastor Amadeu Loureiro Lopes


Imagem ilustrativa da imagem 53 ANOS DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
Fachada Igreja Maranata

Mais que um nome, um chamamento espiritual.

Assim os membros da Igreja Cristã Maranata (ICM) definem a igreja, que nasceu no seio da comunidade evangélica como resultado de um acontecimento profético previsto para o tempo presente, como está escrito em Joel 2:28: “E há de ser que nos últimos dias derramarei o meu Espírito sobre toda a carne. E vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões”.

A história da ICM começa nos anos de 1960, uma época marcada por transformações na igreja evangélica brasileira. É que nas décadas de 60 e 70 aconteceu um movimento de avivamento com ênfase ao batismo com o Espírito Santo e dons espirituais nas igrejas tradicionais. Este movimento de avivamento não foi aceito pelas igrejas tradicionais e os “renovados” foram convidados a sair de suas igrejas ou excluídos. A partir daí surgem novas igrejas pentecostais no Brasil.

“Na verdade, esse movimento chamado de renovação espiritual começou ainda na década de

50, encabeçado pela Igreja do Evangelho Quadrangular e, nos anos seguintes, outras denominações

foram seguindo, se intensificando na década de 60. Era um pentecostalismo marcado por questões

doutrinárias diferentes, sobretudo por um despertar espiritual”, explicou o pastor Israel Belo, que foi

Fachada Igreja Maranata professor de História do Cristianismo, do Seminário Batista do Sul, do Rio

de Janeiro.

Segundo o pastor Israel, por um lado muitos buscavam a renovação da fé, e por outro lado, o ecumenismo invadia a doutrina de muitas igrejas. Então, um pequeno grupo que frequentava a Igreja Presbiteriana do Brasil foi despertado para um novo ministério. Um trabalho cuja visão pentecostal, focava fé e prática, além de trabalhar a educação cristã, a formação individual do indivíduo e realizar trabalho social.

Imagem ilustrativa da imagem 53 ANOS DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

O AVIVAMENTO ESPIRITUAL NOS ANOS 60

Houve avivamentos espirituais nos anos 60 com ênfase ao batismo com o Espírito Santo e dons espirituais nas igrejas tradicionais, que não aceitaram esses ensinos, e não aceitou membros com esse entendimento no meio tradicional, tendo como resultado o surgimento de vários grupos denominados “Renovados”. Há, a partir desse período, um surgimento de novas igrejas pentecostais, como por exemplo, a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, a Igreja do Avivamento Bíblico, a Igreja Metodista Wesleyana, a Igreja Cristã Maranata, entre outras. 

MOVIMENTO EVANGÉLICO NO BRASIL

Entre elas estão as Igreja Nova Vida (1960), Igreja Deus é amor (1962), Igreja Casa da Bênção (1964), Metodista Wesleyana (1967), Igreja Presbiteriana Cianorte (1968), Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (1975), Igreja Universal do Reino de Deus (1977), entre outras.

Imagem ilustrativa da imagem 53 ANOS DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
Fonte: Pesquisa Comunhão 2019

ORIGEM DA PALAVRA MARANATA

A palavra Maranata para nós não é só um nome, mas um patrimônio espiritual. Ela identifica o chamado, uma convocação do Espírito Santo para um momento, um tempo especial da história e vida da Igreja que é o arrebatamento!

Esta igreja nasceu do meio evangélico como opção para definir este momento histórico e profético. Maranata é a palavra usada por Paulo para falar sobre a grande mensagem da Igreja, que é “O Rei vem”, ou seja, “Jesus voltará”.

Em janeiro de 1980, por revelação do Senhor Jesus esta Obra passou a chamar-se Igreja Cristã Maranata, mostrando que ela seria conhecida no mundo todo pela mensagem que estaria pregando. “Maranata, o Senhor Jesus vem”.

NOSSO CREDO

Cremos em todas as doutrinas ensinadas nas Escrituras Sagradas do Velho e do Novo Testamento, sobretudo em todas aquelas nas quais a Igreja Fiel, através dos séculos, sempre creu, em particular àquelas referentes à Trindade, ao plano de salvação pela graça mediante a fé na pessoa e na obra consumada pelo Senhor Jesus na cruz do Calvário.

Cremos, ainda, nas doutrinas pentecostais do batismo com o Espírito Santo, dos dons espirituais e da direção do Senhor Jesus sobre Sua Igreja. Cremos que a Igreja deve estar atenta para as doutrinas bíblicas para que possa viver em santificação e em obediência à vontade de Deus.

Cremos que a prática dos ensinamentos das Escrituras Sagradas, em particular dos que se referem à importância do uso dos recursos da graça, são suficientes para que qualquer igreja seja despertada do estado de sono espiritual.

MINISTÉRIO PASTORAL E ARRECADAÇÃO DE RECURSOS

Pelo fato de o pastor dispensar remuneração, até porque o ministério é leigo e cada um vive de sua profissão, também recomenda-se evitar ou mesmo fazer ofertas ou se referir à palavra “dinheiro” em qualquer culto. Tornou-se isso um apelo à fé dos que se congregam em nossas igrejas, evitando-se um possível constrangimento ao visitante

O SURGIMENTO DA ICM

Em 03 de janeiro de 1968 foi elaborada a ata de organização da primeira igreja de Vila Velha, localizada no bairro Belém. Na ocasião da organização havia 73 membros, incluindo 21 novos convertidos, batizados naquela data, residentes no mesmo bairro.

Os pioneiros entenderam e decidiram que o ministério deveria ser entregue a homens que atendessem a aspectos pontuais, semelhantes aos descritos no Novo Testamento, como fundamentais ao exercício do ministério, entre os quais deviam se destacar: o bom testemunho; a vida espiritual, pontuada na Palavra, na comunhão com Deus e com seus irmãos; a renúncia, especialmente relativa à remuneração pastoral e o entendimento aberto para um projeto cujo interesse seria resgatar alguns valores espirituais. 

OS PIONEIROS

  • Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, pastor e presidente da ICM. É professor do Instituto Bíblico Educacional Maranata (IBEM), professor da Escola Bíblica Dominical (EBD), professor de seminários da Igreja Cristã Maranata, professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pós-graduado em Didática do Ensino Superior e Odontólogo aposentado da Marinha de Guerra do Brasil. Condecorado com a maior honraria do governo do Estado, a Comenda Jerônimo Monteiro.
  • Manoel dos Passos Barros, engenheiro, professor universitário, diretor do Departamento de Estradas e Rodagem. Foi o 1º presidente do Presbitério.
  • Com o falecimento do Pastor Barros, em 1986, o professor Edward Hemming Dodd assumiu a Presidência do Presbitério, permanecendo até julho de 2007, quando veio a falecer. Cursou teologia no Instituto Moody nos Estados Unidos da América, recebendo por aprovação o título de Doutor em Teologia e Divindade pelo Seminário Presbiteriano de Campinas. Professor do Seminário e Instituto Bíblico de Anápolis, depois Diretor Interno do Seminário em Pedra de Guaratiba. Dispensou qualquer remuneração da igreja e exerceu o magistério até se aposentar.
  • Jonas Marques, pastor evangelista que veio da Igreja Congregacional.
  • Sarah Victalino Gueiros Dodd, professora, formada em pedagogia e economia doméstica pelo Instituto Agnes Erskine, de Recife, Pernambuco, responsável pelo trabalho feminino e com crianças.
  • Alcari Simões, Itamar Medici, Mauro Rodrigues e Moacyr Cypreste também participaram desse início e deram sua contribuição em trabalho a esta igreja, sabendo-se que fundação e fundamento se referem somente à figura do Senhor Jesus.

PRESIDENTE

“Uma Obra que segue um caminho traçado pelo Espírito Santo desde os primeiros dias de existência, com características específicas de fé e prática da Bíblia sagrada.” Pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, presidente da ICM 

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