X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Consultas online em até 55 especialidades


Enquanto durar a pandemia de Covid-19, médicos de todo o País estão autorizados, por meio da Lei 13.989/20, a realizarem atendimentos por telemedicina. A prática evita aglomerações e traz mais segurança para médico e paciente.

Imagem ilustrativa da imagem Consultas online em até 55 especialidades
A pediatra Claudia Roldi já atende seus pacientes de forma virtual |  Foto: Dayana Souza/AT

Para melhorar ainda mais o atendimento e facilitar o acesso, planos de saúde estão ampliando o serviço de teleconsulta para até 55 especialidades médicas.

Na Unimed Vitória, a partir de 9 de novembro, médicos de todas as especialidades poderão realizar consulta virtual.

Desde março a operadora já vem oferecendo esse tipo de consulta em algumas especialidades, como pediatria, área em que a pediatra Claudia Roldi presta atendimento.

De acordo com o diretor de Mercado da operadora, o médico Gustavo Peixoto, o serviço estará disponível para médicos de todas as 55 especialidades, sendo que cada profissional terá a opção de aderir ou não ao novo serviço.

“Se o médico fez a teleconsulta e, por algum motivo, ele quer complementar, vendo o paciente presencialmente, isso é possível. Na verdade, é um sistema híbrido: eu posso fazer uma consulta presencial, e o retorno ser por teleconsulta”, explicou.

Na Samp, são oferecidas 17 especialidades por meio de consultas médicas virtuais.

O diretor de Saúde da operadora, Guilherme Crespo, ressaltou que a pandemia acelerou um processo que já estava em curso na área de saúde: o investimento em telemedicina.

“A telemedicina também facilita a proximidade e o acesso em outras situações, como no caso de pacientes cujo deslocamento não vai representar um ganho, mas, sim, um transtorno”.

Atualmente, a MedSênior oferece em suas unidades próprias teleconsulta de geriatria, médico de família, clínica médica e psiquiatria.

Segundo o gerente operacional nacional, Eric Gaigher, a operadora se prepara para implantar um centro de telemedicina, inclusive adotando as videoconsultas.

A ideia é iniciar as atividades no início de 2021 e oferecer também atendimento de cardiologia e oftalmologia.

“Hoje, a MedSênior faz as especialidades relacionadas à prevenção dos agravos dos idosos. As outras especialidades estão na nossa rede credenciada. Nosso projeto é montar um centro de telemedicina”, anunciou.


SAIBA MAIS


Centro de telemedicina em 2021

Lei autoriza serviço
Os atendimentos online estão autorizados pelo Ministério da Saúde e também pelo Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES). Em abril, foi sancionada a Lei nº 13.989/20, que permite o uso de telemedicina, enquanto durar a crise provocada pela pandemia.

MedSênior
Hoje, a operadora oferece em suas unidades teleconsulta de geriatria, médico de família, clínica médica e psiquiatria. Agora se prepara para implantar um centro de telemedicina, inclusive adotando videoconsultas. A ideia é iniciar as atividades no início de 2021. O centro também terá atendimento de cardiologia e oftalmologia.

Unimed
A partir de 9 de novembro, médicos de 55 especialidades, poderão realizar consulta virtual. Cada profissional terá a opção de aderir ou não ao novo serviço. A consulta será disponibilizada por meio de um link que deverá ser aberto na hora marcada para o atendimento, por vídeo.

Samp
São oferecidas 17 especialidades por meio de consultas virtuais, realizadas por videochamada. Pedidos de exames, receitas e atestado são enviados por SMS e e-mail e são reconhecidos e oficializados por terem um certificado digital.

Fonte: Operadoras e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: