Conservador
A despeito da reformulação que vem sendo feita no Ministério da Saúde, com a substituição de militares por profissionais da área da Saúde, Marcelo Queiroga manteve uma ala conhecida por seus posicionamentos controversos, que tem como destaque Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho.
Conhecida como capitã cloroquina, ela é o elo entre o Ministério da Saúde e os defensores do tratamento precoce para a Covid-19 (sem eficácia comprovada e com relatos de efeitos danosos).
Trip
Mayra foi responsável por montar uma caravana com médicos de todo o Brasil para fazer uma ronda por Manaus e instruir os profissionais locais a receitar medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina. Financiada com dinheiro público.
Trio
Além dela, permanecem na pasta o olavista Hélio Angotti Neto (secretário de Insumos Estratégicos) e Raphael Parente (secretário de Atenção Primária), próximo da ministra Damares Alves (Direitos Humanos) e defensor da abstinência sexual.
Cronômetro
As eleições de 2022 contarão com a participação de figuras radicais da direita bolsonarista ou olavista que se tornaram conhecidas nos últimos anos.
Fantástico
Além do quase confirmado Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, Mário Frias (secretário especial da Cultura) e Sérgio Camargo (presidente da Fundação Palmares) têm tratado do tema em suas repartições. André Porciuncula (secretário de Fomento) também é cotado.
Palco
A avaliação de quem acompanha o grupo é a de que as ações controversas devem se intensificar até as eleições, como estratégia para se manter em evidência.
Palavra
A deputada Bia Kicis (PSL-DF) afirma que a comissão especial que vai debater sua PEC sobre a impressão dos votos nas eleições deve ser criada na próxima semana. A parlamentar afirma que há um acordo entre ela, Arthur Lira (PP-AL) e Jair Bolsonaro para que o presidente da Câmara não barre a criação da comissão.
Great Again
Segundo Bia Kicis, a proposta não busca o retorno do voto impresso, mas uso de tecnologias para auditar as votações. O atual sistema, ela diz, é defendido apenas pelo TSE. “Você já viu uma mãe achar o filho feio?”, pergunta. Até hoje não houve indícios de fraude nas eleições.
Pode...
Tendo em mente o fortalecimento de uma frente democrática de oposição a Bolsonaro, as centrais sindicais convidaram políticos de centro para o ato virtual unificado do 1º de Maio.
...chegar
Foram chamados FHC (PSDB), que já enviou seu vídeo, João Doria (PSDB), que ainda não decidiu se participará, e Rodrigo Maia (DEM), que também já fez e entregou uma gravação. Da esquerda, Ciro Gomes (PDT) e Flávio Dino (PCdoB) vão participar. Os petistas Lula e Dilma costumam marcar presença.
A ver
Em 2020, Guilherme Boulos (PSOL) desistiu de participar por não concordar com o convite a Maia, que comandava a reforma da Previdência. Ele ainda aguarda para tomar sua decisão em 2021.
Pet
Dois projetos de lei protocolados na Câmara movimentam o debate sobre a criação de animais de estimação no País. Paulo Bengtson (PTB-PA) propôs no início de fevereiro tornar toda criação de espécies como patrimônio cultural imaterial.
Vale tudo
Na prática, na visão de grupos de defensores dos animais, a medida libera métodos cruéis de reprodução para venda de cães, gatos e animais silvestres. O deputado nega que seja sua intenção.
Fla x Flu
No site da Casa, enquete sobre o texto de Bengtson registra 245,4 mil votos. Do total, 56% discordam completamente da proposta. O deputado Fred Costa (Patriota-MG) apresentou projeto que quer vedar a classificação de “práticas cruéis” como patrimônio cultural.
Curva
O número de casos e óbitos por Covid-19 teve novo aumento no Ministério de Minas e Energia e suas empresas e agências. Segundo o último boletim da pasta, os doze primeiro dias de abril registraram mais 12 mortes, chegando ao total de 76 (até o fim de março foram 64). Só na Eletrobras são 29 óbitos.
Tiroteio
“A atitude do delegado demonstra que a PF não aceita ser tratada como milícia privada de governo oligárquico.” De Tarso Genro (PT), ex-ministro da Justiça, sobre o embate com Salles que resultou na saída do chefe da Polícia Federal do Amazonas.