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Economia

Conseguir emprego sem ter rede social fica difícil


As redes sociais ganharam peso nos processos seletivos para vagas de emprego. É por lá que muitas vezes as empresas procuram mais informações sobre os candidatos. Atualmente, quem não possui rede social tem mais dificuldade para conseguir uma vaga de emprego, de acordo com especialistas.

A psicóloga e sócia da Design Gente, Maria Rita Sales, explicou que isso acontece porque os anúncios de oportunidades de emprego estão sendo divulgados nas redes sociais.
Entre elas, destacou o LinkedIn, Instagram, Facebook e lembrou também do aplicativo de mensagens WhatsApp. “Quem não tem rede social, não tem acesso ao que está acontecendo”, destacou.

Mas, segundo ela, ao buscar um candidato a uma vaga de emprego nas redes sociais e não encontrar, não há problemas. “Eu chamaria essa pessoa para entrevista para saber como ela é. Tem pessoas que são fantásticas profissionalmente e têm aversão à rede social. Eu respeito a decisão dela”.

Já quando o candidato procura uma empresa na rede social e não encontra, é bom pesquisar. “Pode ser uma empresa fantasma, ou uma empresa conservadora. É melhor pesquisar no Google pelo CNPJ”, alertou.

Para Marcia D'Angelo, que é doutora em Administração e especialista em Estratégia em Organizações, atualmente é muito difícil alguém que não tenha rede social. Ela destacou que a rede mais utilizada profissionalmente é o LinkedIN. “Não se deve tratar o LikedIn como o Facebook ou como Instagram”, destacou.

Ela destacou que empresas estão buscando profissionais pela rede, por isso é importante ficar atento para não fazer postagem com desvios da norma culta da língua portuguesa ou mesmo fazer críticas sem estar bem fundamentado. Além disso posições radicais podem pesar contra o candidato.

Imagem ilustrativa da imagem Conseguir emprego sem ter rede social fica difícil
Disputa por oportunidade de estágio |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O estudante de psicologia Leandro Garcia Cravo, de 21 anos, também participou de um processo seletivo no qual precisou mandar um vídeo de um minuto para disputar uma vaga de estágio.
“Tem toda a questão de escolher o local, de pensar no que quer mostrar. Eu fiz o vídeo com o celular mesmo. Me vesti como se estivesse indo para uma entrevista de emprego, sabendo que iriam avaliar tudo”, salientou.
A produção audiovisual foi enviada para a empresa por e-mail e ele conseguiu a oportunidade. Leandro também está presente nas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn.

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