X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Confira as decisões do governo para a volta às aulas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Confira as decisões do governo para a volta às aulas
Professor em sala de aula: educadores vão receber este ano bonificação referente ao exercício de 2019 |  Foto: Arquivo / AT

O governador Renato Casagrande anunciou no final da tarde desta sexta-feira (25) a retirada das proibições para realização de aulas presenciais na educação básica. A partir de 5 de outubro, alunos das redes privada e pública vão poder voltar às escolas nas cidades de risco baixo para contaminação pelo novo coronavírus. 

De acordo com o calendário apresentado pelo governo, as aulas do ensino fundamental e médio das instituições particulares retornam no dia 5, naquelas escolas que optarem pela volta. No mesmo dia, o atendimento a pequenos grupos na educação infantil, tanto na rede privada, quanto na pública, está liberado. 

As aulas presenciais no ensino médio da rede estadual recomeçam em 13 de outubro e seguirão um modelo de ensino híbrido, com turmas divididas com parte dos alunos, uma semana, em sala de aula e outro grupo em casa cumprindo atividades remotas. 

Além do governador, participaram dos anúncios os secretários da Educação, Vitor de Ângelo, e da Saúde, Nésio Fernandes. 

As decisões

Volta às aulas presenciais

Educação infantil

Autorizada a retomada a partir de 5 de outubro.
Nas escolas municipais, a volta deve ocorrer somente a partir do dia 13.

Educação fundamental

Autorizada a volta das aulas presenciais a partir de 5 de outubro.
Nas escolas municipais e estaduais, a volta deve ocorrer somente após dia 13.

Ensino médio

Rede privada: 5 de outubro
Na rede estadual, o retorno às aulas presenciais será a partir de 13 de outubro.

Revezamento de alunos e protocolos

Além do uso de máscara dentro da escola, da higienização das mãos com álcool em gel e do distanciamento entre os alunos, pulando algumas mesas entre um estudante e outro, as turmas serão dividas a cada semana com uma parte das crianças e adolescente em aula presencial e outra cumprindo atividades remotas de casa.

O governador Renato Casagrande frisou que o governo está retirando a proibição da realização de aulas presenciais, mas não está determinando a volta. Segundo ele, a decisão de retornar ou não com as atividades em sala de aula fica a cargo das instituições de ensino privado e dos municípios.

“Se definirem o retorno, o protocolo já está anunciado. Deve ser com semanas alternadas, com grupos alternados e diferenciados, uma semana um grupo e, na outra, o outro grupo para diminuir o número de alunos nas escolas. Controle de temperatura, álcool gel, produtos de higiene nos banheiros".

Pais decidem se filhos vão voltar para aulas presenciais

O secretário da Educação, Vitor de Ângelo, pontuou que profissionais da educação e alunos com comorbidades poderão continuar com as atividades remotas. O mesmo vale para os alunos ou pais que não quiserem que seus filhos voltem para as aulas presenciais.

"Quem não quiser levar o filho a sua escola estará autorizado a não fazê-lo. Em conversas com o Ministério Público e Defensoria Pública, pactuamos essa condição, o direito das famílias - e isso não vale apenas para a rede pública estadual, vale também para as redes públicas municipais e rede particular - que entenderem, por qualquer razão, que seus filhos não devem retornar à escola, essas famílias vão continuar com seus filhos em casa com as atividades remotas".

Modelo híbrido de ensino

O secretário da Educação informou que, por conta do revezamento de alunos nas escolas, um modelo de ensino híbrido será adotado. Aos alunos da rede pública estadual, o programa EscoLAR vai continuar sendo utilizado para as atividades remotas para os estudantes, que voltaram para as aulas presenciais. 

Horários de saída diferentes

Ainda dentro dos protocolos para retomada das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do Estado, o governador Renato Casagrande informou que o plano de retomada prevê que a direção das escolas tenha horários diferentes para saída dos alunos. 

"Pelo menos, 10 minutos de diferença entre a saída de uma turma e outra para que não haja aglomeração na saída", disse ele. 

100% da frota dos Transcol nas ruas

Quando questionado sobre o fato de muitos estudantes e profissionais da educação utilizam o transporte público para ir à escola, Casagrande informou que atualmente 90% da frota está nas ruas e que esse número deve aumentar para 100% com o retorno das aulas presenciais.

“Em época de normalidade, temos cerca de 20 mil alunos que usam o transporte público por dia na Grande Vitória. Hoje, temos 350 mil passageiros que utilizam o transporte público na Grande Vitória. Em dia de normalidade, antes da pandemia, eram mais de 600 mil. Como nos vamos ter semanas alternadas, a cada semana, no máximo 10 mil alunos, quando comparado com 350 mil, é um percentual pequeno, que o aumento de frota irá incorporar esses no máximo 10 mil alunos”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: