Últimos dias de estudos podem ser decisivos na preparação para um concurso público
Especialistas destacam revisão final e preparo físico como decisivos no concurso
Será que ainda dá para estudar? Esses últimos dias antes das provas podem ser decisivos?
Hélvio Tolentino, professor de Língua Portuguesa e Redação do CEP Concursos, disse que, obviamente, o candidato que vinha se preparando com antecedência, inclusive desde antes da publicação do edital, terá vantagem em relação àqueles que iniciaram os estudos recentemente.
“Mesmo assim, tudo depende do repertório de conhecimentos acumulados pelo candidato ao longo de sua vida estudantil e do controle da ansiedade no dia da prova”.
Segundo ele, muitos candidatos, por exemplo, já participaram de concursos na área de segurança pública que cobram conteúdos correlatos ao certame da Polícia Penal.
“Nesses últimos dias que antecedem a prova, a dica é resolver questões já aplicadas anteriormente pela banca examinadora (IDCAP), principalmente das disciplinas de maior peso, como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático e Conhecimentos Específicos (conforme especificado no edital)”.
Ele ainda salienta que haverá prova discursiva, que cobrará a produção de uma dissertação-argumentativa sobre tema de conhecimentos gerais, valendo até 40 pontos, o que pode ser decisivo na classificação do candidato.
Teste Físico
Já José Quirino de Souza, professor da Bravo Concursos, ressalta que, além do estudo teórico, não se pode esquecer de outro ponto crucial: o teste físico (TAF).
“Muitos candidatos deixam para treinar após a prova, mas o ideal é começar agora, já que o teste é classificatório e eliminatório. O TAF exige resistência física e técnica, com mínimos de barra, corrida e abdominal. A barra, por exemplo, não depende apenas de força, mas de técnica e fortalecimento adequado”.
E a corrida? “Nada de sair correndo sem estratégia; é preciso resistência e controle de tempo. Então, não subestime o teste físico. Comece a se preparar agora e procure orientação profissional, se necessário. Só assim você garante não apenas a aprovação na prova teórica, mas também um bom desempenho no TAF”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários