Resultados da prova objetiva do CNU são liberados; entenda como funciona o cálculo
Os candidatos podem consultar as informações no site da FGV Conhecimento
O CNU (Concurso Nacional Unificado) divulgou, às 16h desta quarta-feira (12), os resultados das provas objetivas da segunda edição do concurso. Os candidatos podem consultar as informações no site da FGV Conhecimento, banca responsável pela organização da seleção.
No portal, também estão disponíveis as respostas aos recursos contra os gabaritos preliminares, os espelhos do cartão-resposta, os resultados individuais definitivos da prova objetiva, as listas de classificação para todos os cargos e a tabela com as notas mínimas para classificação em cada um deles.
Nesta edição, os candidatos também podem acessar um extrato do resultado, documento que detalha a composição da nota obtida. Nele constam o número de acertos e a pontuação alcançada nas provas objetivas de conhecimentos gerais.
O MGI (Ministério da Gestão e Inovação) diz que o candidato pode ver o total de acertos e a nota obtida em cada eixo temático no caso das provas de conhecimentos específicos dos blocos 1 a 7, que tinham pesos diferentes para cada eixo temático.
No caso do bloco 8, o candidato pode ver a quantidade de acertos em língua portuguesa, realidade brasileira, noções de direito, matemática, saúde, e o total de acertos. Para o bloco 9, constarão os acertos em língua portuguesa, realidade brasileira, noções de direito, regulação e agências reguladoras, e o total de acertos.
Em todos os resultados individuais, os candidatos podem consultar a nota da prova objetiva, a situação na prova e a classificação para as fases 2, 3 e 4.
PASSO A PASSO PARA CONSULTAR A NOTA DA PROVA OBJETIVA
- Na Área do Candidato, disponível no site da FGV, você deve acessar o menu;
- Depois, clique na opção "Minhas Inscrições", localize o card referente à sua inscrição na segunda edição do CNU e clique no botão "Ver Resultado";
- Após clicar em "Ver Resultado", você será direcionado para uma nova tela. Nela será possível visualizar o resultado da prova objetiva e o espelho do seu cartão-resposta.
COMO É CALCULADA A NOTA DO CNU?
Para os cargos de nível superior, a prova objetiva teve 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos. A nota final das provas objetivas é obtida, assim, por meio da soma da pontuação das questões de conhecimentos gerais e da pontuação ponderada das questões de conhecimentos específicos, conforme os seguintes critérios:
A pontuação das questões de conhecimentos gerais será calculada com base no número de acertos nas 30 questões correspondentes, sendo atribuído peso 1 a cada questão. Assim, cada acerto valerá um ponto, totalizando até 30 pontos;
A pontuação das questões de conhecimentos específicos será calculada com base no número de acertos nas 60 perguntas correspondentes, distribuídas em cinco eixos temáticos, cada um contendo 12 questões ponderadas de acordo com os respectivos pesos atribuídos a cada eixo temático.
Os pesos atribuídos a cada eixo temático variam de um a cinco, totalizando, em conjunto, o valor de dez. A distribuição dos pesos por eixo temático varia conforme órgão, cargo e especialidade escolhidos pelo candidato.
A nota da prova objetiva poderá atingir o máximo de 150 pontos, assim distribuídos: até 30 pontos na parte de conhecimentos gerais e até 120 pontos na parte de conhecimentos específicos, com a aplicação dos respectivos pesos por eixo temático.
Para os cargos de nível intermediário, a prova objetiva foi composta por 68 questões de múltipla escolha. Todas as questões objetivas têm o mesmo peso, e cada e cada acerto valerá um ponto. A nota da prova objetiva corresponderá, dessa forma, à quantidade total de acertos da pessoa candidata, podendo atingir o máximo de 68 pontos.
PESO DO EIXO TEMÁTICO
De acordo com o Gran Concursos, os pesos atribuídos a cada eixo temático do concurso CNU variam de um a cinco, totalizando, em conjunto, o valor de dez.
A distribuição dos pesos por eixo temático varia conforme órgão, cargo e especialidade.
E A NOTA DA PROVA DISCUSIVA?
As provas discursivas serão aplicadas no dia 7 de dezembro. Para todos os cargos de nível superior, as provas serão aplicadas das 13h às 16h; enquanto candidatos do nível intermediário participarão da segunda fase das 13h às 15h.
Nos cargos de nível superior, a prova discursiva será composta por duas questões, valendo 22,5 pontos cada, podendo totalizar 45 pontos ao todo. Para os cargos de nível intermediário, a prova será composta por uma redação em formato dissertativo-argumentativo e poderá totalizar 30 pontos.
As provas discursivas deverão ser respondidas em até 30 linhas, para cada uma das questões ou redação.
COMO É CALCULADA A CLASSIFICAÇÃO?
O Gran Concursos diz que que o primeiro critério de classificação é a NFP (Nota Final Ponderada, que é composta da seguinte forma:
NPO (Nota da Prova Objetiva) + NPD (Nota da Prova Discursiva) + NAT (Nota de Avaliação de Títulos) para os cargos em que houver a previsão desta fase.
Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com sua NFP, dentro dos cargos/especialidades, a partir de sua ordem de preferência.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários