X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Concursos

Greve de servidores ameaça o Enem dos concursos

Servidores do Inep ameaçam parar, o que poderia provocar problemas à aplicação do exame do CNU, marcado para domingo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Greve de servidores ameaça o Enem dos concursos
Candidatos durante prova: CNU pode ser adiado por greve de servidores do Inep |  Foto: Divulgação

A possibilidade de greve dos servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) pode afetar a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”, que acontecem no próximo domingo (18).

Uma paralisação no Inep e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pode impactar ações essenciais da educação brasileira. O Inep, por exemplo, trabalha no monitoramento do “Enem dos concursos”, segundo informações da Folha de São Paulo.

Leia mais sobre Concursos

Cerca de 2,1 milhões de candidatos farão as provas do CNU em todo o País, sendo 32.504 no Espírito Santo — a princípio, eram 40.937, mas nem todos pagaram a taxa. Serão disputadas 6,6 mil vagas em 21 órgãos públicos.

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) informou que a aplicação do exame é de controle unicamente do MGI e da Fundação Cesgranrio, mas fica no aguardo da área técnica para avaliar os possíveis impactos, segundo portal SBT News.

As entidades não estão satisfeitas com o que foi apresentado pela União, como reajuste salarial, o que chamaram de “aquém da nossa expectativa”. Na terça-feira (13), uma reunião entre os funcionários e o Ministério da Gestão manteve o impasse na negociação salarial.

O MGI apresentou uma proposta que previa um ganho acumulado em quatro anos, variando até 18,5%, dependendo da formação e titulação — com o mínimo de 8,2%.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Distrito Federal do FNDE, a greve pode ser deflagrada se não houver uma proposta que atenda às demandas do movimento, como remuneração compatível com a complexidade e responsabilidade das atividades que os servidores exercem.

Representantes dos servidores do Inep e do FNDE informaram que a paralisação de ambas as autarquias “é considerável”.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), marcados para novembro, também podem ter o cronograma atrasado por causa da mobilização, caso não haja um acordo salarial.

Até o fechamento da edição, não havia sido decidido pelo início da greve.


Saiba mais

“Enem dos Concursos”

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como “Enem dos concursos”, acontece no próximo domingo (18).

Esse é o maior concurso da história do país em número de inscritos, passando dos 2 milhões. É que, pela primeira vez, uma seleção reúne mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais, com exames aplicados em todo o Brasil.

No Estado, são 32.504 inscritos, que vão fazer as provas em Vitória, Vila Velha, Serra, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim.

Na última sexta-feira (12), o Ministério da Gestão retificou os oito editais do concurso. Algumas datas do cronograma foram alteradas porque coincidiam com o fim de semana das eleições municipais, em outubro.

A divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h) será no próprio domingo (18), data de aplicação das provas.

A divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas será na próxima terça-feira (20).

A Disponibilização da imagem do cartão-resposta será no dia 10 de setembro.

Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva será em 08 de outubro, e envio dos títulos nos dias 09 e 10 de outubro.

A previsão de divulgação dos resultados finais será em 21 de novembro, com início das convocações em janeiro de 2025.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: