“Enem dos Concursos”: 10.176 vão fazer a prova do CNU domingo no ES
Candidatos vão fazer o exame em um total de 20 locais em seis municípios do Espírito Santo
Um total de 10.176 candidatos fará, no Espírito Santo, no domingo (05), a prova objetiva válida como a primeira etapa do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”.
A aplicação será em seis cidades capixabas, num total de 20 locais de prova: três em Cachoeiro de Itapemirim, dois em Colatina, um em São Mateus, cinco na Serra, três em Vila Velha e seis em Vitória.
As informações são do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A segunda etapa, com prova discursiva, será apenas no dia 7 de dezembro.
A primeira etapa, neste domingo, será aplicada entre as 13 e as 18 horas, para os cargos de nível superior. Já para nível médio/técnico, a prova ocorre entre as 13 horas e as 16h30. Os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 12h30.
O concurso oferece, ao todo, 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades em todo o País. Entre eles, estão a Advocacia Geral da União (AGU), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde.
Nove blocos temáticos dividem os inscritos no concurso, cada um com o próprio edital e conteúdo programático específico. Os blocos servem para direcionar o candidato aprovado a áreas e seus respectivos cargos correspondentes.
Na prática, o candidato escolhe o bloco temático e seleciona uma lista de preferência com até três cargos ou especialidades, informando a ordem em que deseja ser chamado para cada um deles.
Todo o processo é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca contratada pelo governo federal para a elaboração da prova e da seleção.
Para o professor José Quirino, da QC Concursos, a reta final de preparação para o concurso é o momento de intensificar os estudos para a redação, parte que pode definir a nota.
“Sabemos que a redação é sempre um tema polêmico. Pode ter um direcionamento ou não, a depender do cargo que escolheu. É importante ler, pegar as últimas notícias e chegar preparado”, orienta.
Deixou o emprego para estudar

A estudante Nara Quintela Schultz, de 30 anos, é uma das que farão a prova no domingo.
Formada em Direito, ela tenta uma vaga para a função de “Analista de Ciência e Tecnologia”. Ela conta que abandonou, há duas semanas, o emprego na área criativa, como criadora de conteúdo, para focar integralmente nos estudos.
“Meu objetivo é o concurso da Polícia Civil, mas me inscrevi nesse também. Tudo é uma oportunidade”, afirmou.
Saiba mais
Especialista dá dicas de preparação
Último concurso
Esta pode ser a última oportunidade recente de realizar o Concurso Nacional Unificado (CNU). Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, não há previsão de um novo processo seletivo.
A expectativa para o próximo ano é de convocar os excedentes dos concursos públicos já em andamento, disse a ministra.
A primeira chamada dos aprovados no CNU 2025 está prevista para 20 de fevereiro, com três convocações diferentes para garantir que os candidatos confirmem interesse nas vagas. A lista final deve ser divulgada em 16 de março.
O concurso deste ano, o segundo realizado pelo governo federal, oferece 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais que variam de R$ 4 mil a R$ 16,4 mil.
Dicas
Focar na revisão inteligente
Priorize os assuntos específicos do seu bloco. Utilize mapas mentais, resumos e provas anteriores. Uma boa divisão de tempo é: 70% para revisar e resolver questões, 20% para simulados e 10% para descanso e organização.
Treine sua gestão de tempo
Realize ao menos dois simulados completos antes da prova. Isso ajuda a ajustar velocidade, foco e resistência mental.
Cuide do corpo e da mente
Durma bem, mantenha uma alimentação leve e fique hidratado. Reserve momentos de descanso, essenciais para consolidar o aprendizado.
No dia da prova, invista em lanches leves e garanta a hidratação para um bom desempenho. Lembrando que esses itens devem ter embalagem 100% transparente e sem rótulos.
Deixe tudo pronto
Separe documentos e materiais permitidos, confira seu local de prova e planeje o deslocamento, deixando uma margem para eventuais atrasos. Lembrando que os portões abrem às 11h30 e fecham às 12h30. Por isso, é importante chegar cedo.
Fontes: Governo Federal, Gran Cursos, G1.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários