X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Concursos

Defensoria Pública pede fim de teste de HIV em concurso de Cariacica


A Defensoria Pública do Estado (DPES) protocolou uma recomendação para que a Prefeitura Municipal de Cariacica não exija um laudo de sorologia para o vírus do HIV. O pedido veio depois que candidatos portadores do vírus se sentiram prejudicados com a exigência do exame.

Imagem ilustrativa da imagem Defensoria Pública pede fim de teste de HIV em concurso de Cariacica
Prefeitura de Cariacica: seleção terá prova objetiva dia 17 de novembro, além de títulos e curso introdutório. |  Foto: Leone Iglesias — 15/07/2016

O edital do concurso para guarda municipal da cidade, com 50 vagas, não deixa claro se o candidato portador do vírus é excluído ou não do processo seletivo. Segundo documento encaminhado à prefeitura o DPES pede “a alteração do edital 001/2020 para que seja assegurada, expressamente, a reserva de vagas para a população negra. Além disso, a Defensoria pede também que seja retirado o item em que está prevista a apresentação de laudo de sorologia para HIV/AIDS, uma vez que não fica claro se o fato será decisivo para exclusão do candidato”.

O documento aponta ainda que portar o vírus HIV não gera qualquer prejuízo à capacidade do profissional aprovado no concurso. Não é a primeira vez que a exigência cria indignação por candidatos com HIV. Em fevereiro do ano passado, o juiz Ubirajara Paixão Pinheiro, da 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual considerou ilegal a exigência do exame, na época para o concurso da Polícia Militar e Corpo dos Bombeiros do Espírito Santo.

Procurada, a Prefeitura de Cariacica informou que a Secretaria Municipal de Gestão recebeu os questionamentos e uma equipe técnica está realizando a análise.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: