Até 28 mil candidatos por vaga no Enem dos Concursos
É o caso de um cargo de analista no IBGE, com especialidade em Engenharia Civil. Dados não levam em conta os faltosos
Escute essa reportagem
O governo federal divulgou a relação detalhada do número de inscritos por vaga do Concurso Nacional Unificado (CNU), o Enem dos Concursos.
Em alguns casos, chega a 28.534 candidatos por vaga, como para o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com especialidade em Engenharia Civil.
Em sequência, estão os cargos de Analista Administrativo da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que aceitava profissionais de qualquer área do conhecimento, com 226.481 inscritos para nove vagas, com pouco mais 25 mil por vaga, e de Técnico em Assuntos Educacionais do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), com 44.262 inscritos para duas vagas, pouco mais 22 mil por vaga.
A relação divulgada pelo governo não considera as abstenções, e sim o número total de inscritos.
Segundo a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, mais de 1 milhão, do total de 2,1 milhões de inscritos, não realizaram a prova no domingo. Os números exatos de candidatos que compareceram nacionalmente e por estado ainda vão ser divulgados pelo ministério.
Portanto, trata-se de uma relação candidato/vaga preliminar. De todo jeito, é possível saber quais são os cargos mais disputados.
Lembrando que os candidatos puderam se inscrever para concorrer a mais de um cargo, dentro do mesmo bloco. Além disso, poderão ficar na lista de espera para todas essas opções elencadas no momento da inscrição. Mesmo se forem chamados para assumir, por exemplo, um cargo listado como sua terceira preferência, seguirá na lista de espera para suas primeira e segunda opções e poderá ser remanejado, no futuro, caso novas vagas sejam abertas.
“No CNU, o candidato se inscreve para várias vagas dentro do mesmo bloco. Isso permite com que ele concorra a mais vagas e tenha mais chance de conseguir entrar na administração pública. A nota é uma referência. Por mais que você não passe no cargo da sua preferência, você segue com grandes chances de entrar no sistema público”, explicou Pedro Assumpção Alves, membro do Grupo Técnico Operacional do CNU.
“É importante reforçar que a mesma pessoa pode ter feito a inscrição para mais de uma vaga no mesmo bloco”, completa Alves.
As vagas mais disputadas
Mais de 1 milhão faltaram à prova domingo
- As vagas mais concorridas de cada bloco do concurso
Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geog. e Estatísticas do IBGE: 28.534 inscritos para uma vaga (Bloco 1 — Infraestrutura, Exatas e Engenharias).
Analista Administrativo (qualquer área do conhecimento) da Previc: 25.164,6 candidatos por vaga. Foram 226.481 inscritos para nove vagas (Bloco 7 — Gestão Governamental e Administração Pública).
Técnico em Assuntos Educacionais do MGI: 22.131 candidatos por vaga. Foram 44.262 inscritos para duas vagas (Bloco 5 — Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos).
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental 18.216,8 por vaga. Foram 182.168 inscritos para 10 vagas (Bloco 4 — Trabalho e Saúde do Servidor).
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MGI: 9.923,8 candidatos por vaga. Foram 49.619 inscritos para um total de cinco vagas (Bloco 3 — Ambiental, Agrário e Biológicas).
Tecnologista em Info. Geográficas e Estatísticas do IBGE: 8.208,3 inscritos por vaga. Foram 24.625 candidatos para apenas três vagas. (Bloco 2 — Tecnologia, Dados e Informação).
Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas, IBGE: 5.018 candidatos por vaga. Foram 200.721 inscritos para 40 vagas (Bloco 8 — Nível Médio).
Fonte: Ministério da Gestão e Inovação.
Comentários