X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Concursos

Assembleia congela prazo de concursos e aprovados ganham mais tempo


Imagem ilustrativa da imagem Assembleia congela prazo de concursos e aprovados ganham mais tempo
|  Foto: Fernando Ribeiro/Arquivo AT 09/04/09

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou lei que congela os prazos de validade de concursos e processos seletivos estaduais com resultado final homologado, diante da pandemia do novo coronavírus.

O projeto ainda precisa ser sancionado pelo governador Renato Casagrande para passar a valer no Estado.

O dispositivo suspende prazos de validade das seleções com resultados finais homologados até o fim do período do estado de calamidade pública reconhecido por decreto estadual, que tem validade até 31 de julho.

As seleções que forem homologadas a partir da data de vigência da lei também terão prazos suspensos até o fim de julho.

A proposta abrange seleções aplicadas para todos os órgãos da administração direta, autarquias, fundações e empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo Estado, dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública estaduais.

Estão contempladas seleções para cargos efetivos, temporários, empregos públicos e concursos de seleção de serviços notariais e de registro (cartórios), entre outras modalidades.

O prazo de validade de uma seleção ou concurso público passa a contar a partir da homologação do resultado final, quando foram concluídas todas as etapas de seleção.

É durante a vigência do prazo de validade que o órgão responsável pode convocar candidatos aprovados para assumir seus cargos. Segundo a Constituição Federal, o prazo de validade de concursos públicos é de até dois anos, podendo ser prorrogados uma única vez por igual período.

De acordo com o autor do projeto, o deputado Dr. Emílio Mameri, a medida visa a trazer segurança jurídica aos candidatos aprovados em seleções que estão dentro do prazo de vigência.

“O projeto dá às pessoas a oportunidade de não perder os prazos de seus concursos por causa desse período difícil que é a pandemia”, disse o deputado.

Segundo o texto, encerrado o estado de calamidade pública, os prazos retornarão a fluir pelo tempo restante.


Saiba mais


Suspensão

  • A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei (PL) 285/2020 de autoria do deputado Dr. Emilio Mameri (PSDB), que determina suspensão de prazos referentes a concursos públicos homologados realizados no Estado durante a pandemia do novo coronavírus.

  • O projeto suspende prazos dos certames com resultados finais homologados até o fim do período do estado de calamidade pública reconhecido por decreto estadual, que vai até o dia 31 de julho.

  • Após o término do cenário excepcional, todos os prazos voltarão a correr normalmente.

  • A proposta precisa ainda da anuência do governador, Renato Casagrande, para passar a valer.

Órgãos atingidos

  • A proposta abrange certames aplicados para todos os órgãos da administração direta; autarquias, fundações e empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo Estado; poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública estaduais.

Cargos

  • A matéria legisla sobre concursos para nomeação de cargos públicos efetivos e vitalícios; contratação de empregos públicos permanentes e provimento e remoção de serventias de atividades notariais e de registro (cartórios), além de seleções para temporários.

  • O prazo de validade de um concurso ou seleção passa a valer após a homologação do resultado , com a finalização de todas as etapas relativas à seleção e classificação dos candidatos

Fonte: Assembleia Legislativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: