X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Comunidade com idosos em Vitória tem 22 infectados com coronavírus


Durante uma transmissão ao vivo feita pela manhã para um grupo restrito de pessoas, o governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou que uma comunidade localizada em Vitória possui 22 pessoas infectadas.

Essa comunidade seria uma espécie de clínica para idosos. A senhora de 80 anos que morreu com coronavírus na última semana era dessa comunidade. Ela foi a sexta vítima da doença no Estado.

Nessa comunidade vivem cerca de 30 pessoas. Das 22 que estão infectadas, 18 são idosas, sendo oito com mais de 90 anos. Os outros quatro seriam funcionários do local.

Esse caso é considerado pelo governo do Estado como muito preocupante e vai demandar uma investigação mais detalhada por parte das autoridades de saúde em razão da contaminação de outros idosos. 

A informação foi divulgada no início desta tarde pela jornalista Fabiana Tostes, da coluna Plenário, e pelo jornalista Lucas Rezende, ambos do jornal A Tribuna, durante transmissão ao vivo no Tribuna Online.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), afirmou que, após a morte da idosa, as Vigilâncias Epidemiológicas Estadual e do município de Vitória estiveram na clínica e investigaram outros idosos e funcionários da instituição. O resultado das amostras coletados constatou a infecção de 22 pessoas, sendo 18 idosos e 4 funcionários.

Ainda segundo a secretaria, três médicos visitaram a clínica e um dos idosos precisou ser encaminhado para atendimento médico em um hospital particular.  

Confira o pronunciamento da Sesa na íntegra: 

A Secretaria da Saúde (Sesa) informa que, por meio do Sistema de Vigilância, identificou o falecimento de uma idosa residente em Instituição de Longa Permanência, localizada em Vitória, e imediatamente iniciou a investigação da causa. Com a confirmação do óbito por Covid-19, as Vigilâncias Epidemiológicas Estadual e do município de Vitória iniciaram a investigação em outros idosos e funcionários da instituição. Amostras foram coletadas e, em menos de 24 horas, o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) liberou o resultado que confirmava a infecção de 22 pessoas, sendo 18 idosos e quatro funcionários.

Nesse domingo (05), foi instituída uma unidade de resposta rápida entre a Sesa, a Vigilância Municipal de Vitória e um conjunto de especialistas, para definir ações, monitorar e avaliar os casos. Três médicos indicados pela Sesa visitaram a instituição e na avaliação clínica um dos idosos foi encaminhado para atendimento médico em hospital particular, já que a maioria dos idosos residentes possuem plano de saúde.

Ressaltamos que o acompanhamento e avaliação dos contaminados será diário e que nesta segunda-feira (06) os familiares foram acolhidos, tendo o resultado entregue em mãos e sendo informados sobre o protocolo e todas as medidas que serão adotadas.

Imagem ilustrativa da imagem Comunidade com idosos em Vitória tem 22 infectados com coronavírus
Idoso |  Foto: Freepik

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: