X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Educação

Vida nova para 15 mil alunos

Esse é o número de estudantes que serão beneficiados pelo Programa Educação Empreendedora, do Sebrae, este ano


Imagem ilustrativa da imagem Vida nova para 15 mil alunos
Superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo diz que meta para o ano que vem é capacitar mais de 200 mil estudantes.

Aprender a ter um pensamento empreendedor não significa apenas receber orientações para abrir uma empresa. Conhecimentos como plano de negócios, cálculo de riscos e liderança em projetos criam não só um bom empresário, mas também um profissional precioso para o mercado de trabalho. 

Pensando nisso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desenvolve o programa Educação Empreendedora, que deve transformar a vida de 15 mil alunos em todo o Espírito Santo até o final deste ano. Para o ano que vem, a  meta é maior: capacitar mais de 200 mil estudantes.

Por meio de parcerias com instituições de ensino públicas e privadas, o órgão orienta, de forma gratuita, estudantes que cursam do 1º  ano do ensino fundamental até a faculdade. Apostilas e treinamentos são totalmente custeados pelo Sebrae.

“Estamos buscando ampliar a cultura do empreendedorismo nas escolas, especialmente do 1º ao 9º  ano do ensino fundamental. O objetivo é fazer com que  crianças e adolescentes conheçam a realidade do mercado e tenham a oportunidade de escolher entre trabalhar de carteira assinada ou abrir o próprio negócio”, explica o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo. 

Analista do Sebrae e gestor do Educação Empreendedora, Rodrigo Belcavello diz que o programa aborda temas diferentes de acordo com a série cursada pelo aluno. 

“No 1º ano do ensino  fundamental, por exemplo, os alunos produzem e comercializam um sachê de ervas aromáticas. No 5º ano abordamos a gastronomia saudável, e no 9º ano, os estudantes montam um plano de negócios completo, idêntico aos que são elaborados junto às empresas que orientamos”, afirma Rodrigo.

O programa também atua na educação de jovens e adultos, criando soluções para capacitá-los para o mercado de trabalho. 

A partir deste ano, também estão sendo disponibilizadas soluções para professores e gestores de escolas. A previsão é que 600 educadores sejam capacitados este ano e cerca de 1.500 em 2022.

"Estamos buscando ampliar a cultura do empreendedorismo nas escolas, especialmente do 1º ao 9º ano do ensino fundamental” Pedro Rigo,
 

Saiba mais

Programa existe há 13 anos

Educação Empreendedora

  • Há 13 anos, o Sebrae/ES oferece o programa Educação Empreendedora a alunos do ensino fundamental e médio, incluindo educação de jovens e adultos e também faculdades.
  • Cerca de 65 mil alunos já foram capacitados no Estado desde o início do projeto. O objetivo é fazer com que eles aprendam mais sobre o mercado de trabalho e, com isso, sejam  bons profissionais.
  • Os estudantes são incentivados a criar planos de carreira e  pensar em seus interesses e aptidões para o que querem fazer no futuro. O programa cria cidadãos mais conscientes e estimula a liderança.

Radar

  • As escolas também podem ter acesso ao Radar de Educação Empreendedora, desenvolvido com base em cinco dimensões (Atores, Cultura, Recursos, Estrutura e Políticas Públicas). Com o radar, a instituição pode verificar seu desempenho, além de  desenvolver ações para melhorar o ensino empreendedor. 

Como participar

  • As instituições de ensino interessadas podem se inscrever nas diversas soluções disponibilizadas, além de adquirir os materiais oferecidos na plataforma de Educação Empreendedora do Sebrae, de forma gratuita. Acesse: Portal Sebrae: Educacao Empreendedora
Imagem ilustrativa da imagem Vida nova para 15 mil alunos
Belcavello: 10 projetos inscritos.

Prêmio para incentivar o pensamento empreendedor

Para incentivar professores a  ensinar o pensamento empreendedor, além de identificar e reconhecer as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora chega à sua segunda edição este ano.

Rodrigo Belcavello, analista do Sebrae e gestor do Educação Empreendedora, adiantou que, no Estado, há 10 projetos inscritos na premiação. 

Iniciativas de todo o País concorrem e os professores mais bem  avaliados vão receber bolsas integrais para  MBA a distância em Educação Empreendedora 5.0 da Escola Superior de Empreendedorismo, com carga horária de 360 horas.

“Primeiro há uma etapa estadual, e os melhores vão avançar para a etapa nacional em Brasília. Os vencedores  poderão ainda participar da missão técnica para a  escola referência em Educação Empreendedora totalmente custeada pelo Sebrae”, ressaltou Rodrigo. 

Qualquer professor com uma iniciativa ligada ao empreendedorismo pode concorrer. 

Em 2019, na primeira edição do prêmio, o professor de Biologia Vinicius Ferreira Santi, da Cooperativa Educacional de Linhares (CEL), venceu a etapa nacional do Prêmio com o projeto Cooperativas Mirins.

Segundo o Sebrae, a premiação, além de valorizar os profissionais, também é uma ótima oportunidade de oferecer ao ecossistema educacional projetos inspiradores que podem dar origem a novas ações em outros lugares.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: