X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Educação

Habilidades adquiridas na prática

Aluno da Unisales se torna um produtor ativo de conhecimento ao aprender fazendo, por meio da articulação teórico-prática


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Habilidades adquiridas na prática
Graduandos da Unisales são incentivados a serem protagonistas do seu aprendizado por meio de projetos reais e uso de metodologia adequada

Aprender fazendo. Se antes o foco das instituições de ensino superior era só na teoria, hoje também é preciso que o estudante tenha habilidades e competências adquiridas com a prática em sala, projetos, extensão e estágios.

Com 21 anos de tradição no ensino superior, o Centro Universitário Salesiano (Unisales), desde 2019, adotou uma nova proposta de aprendizado: um currículo baseado em competências e que utiliza metodologias ativas de aprendizagem.

Com ela, o aluno se torna um produtor ativo de conhecimento em que se aprende fazendo, por meio da articulação teórico-prática.

“O currículo tradicional quase sempre é baseado em disciplinas. No nosso caso, estamos falando de uma matriz curricular que se estrutura por projetos que visam o desenvolvimento de competências profissionais, planejados a partir do que o Ministério da Educação, conselhos de classe e mercado exigem para cada profissão”, diz o pró-reitor acadêmico Dr. Alexandre Aranzedo.

Segundo Alexandre, os currículos se baseiam na metodologia de aprendizagem significativa, que visa o desenvolvimento de competências que abrangem conhecimentos, habilidades cognitivas e socioemocionais, atitudes e valores.

Ele ainda ressaltou que a instituição é pioneira no Estado nesta metodologia que coloca o aluno, desde o primeiro período, como protagonista do seu aprendizado com experiência em projetos reais.

Entre as experiências estão os projetos de geração de renda para a população mais carente; atendimento na área da saúde, como os serviços de fisioterapia e nutrição, e atendimento psicológicos gratuitos.

“Temos salas de aulas que possibilitam o desenvolvimento de metodologias ativas e práticas colaborativas. Elas são dotadas de carteira e mesas que formam círculos, em que desde o primeiro momento são feitas atividades que exigem do aluno uma interação contínua, trabalho em grupo, liderança e criatividade, as soft skills”, destaca.

Imagem ilustrativa da imagem Habilidades adquiridas na prática
Derik Ramos, aluno do 4º período de Arquitetura e Urbanismo da Unisales, participa do projeto de criação de um ambiente de vivências com jardim sensorial para o Instituto Braille do Espírito Santo

Saiba mais

Unisales

  • O Centro Universitário Salesiano oferta mais de 21 opções de cursos na modalidade presencial, semipresencial e online, como: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Engenharias, Nutrição, Fisioterapia e nas áreas da Tecnologia.
  • Inscrições: abertas no unisales.br/vest.
  • Endereço: Av. Vitória, 950, Forte São João – Vitória.
  • Contato: 3331-8500 / Whats.: (27) 9 8123 4566/ [email protected]
  • Desconto: a nota do Enem pode garantir descontos de até 100% durante todo o curso. Além de bolsas para 2ª graduação, alunos da rede pública, católicos e empresas conveniadas.
Imagem ilustrativa da imagem Habilidades adquiridas na prática
Alunos de Nutrição estão desenvolvendo pesquisa sobre Insegurança Alimentar e Nutricional com a população de Vitória

Soluções para a sociedade

A Unisales também contribui com a população do Estado. Os alunos do curso de Nutrição estão desenvolvendo uma pesquisa sobre Insegurança Alimentar e Nutricional com a população do município de Vitória. 

Segundo a coordenadora do curso, a mestre Alessandra Garcia, foi feita uma parceria com a Secretaria de Assistência Social de Vitória, onde um questionário é aplicado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

“Estamos fazendo essa avaliação, que até agora tem mais de 500 participantes, e foi verificada a situação de insegurança alimentar na população”.

Alessandra contou que levou para os alunos o resultado da pesquisa e eles estão tendo de propor projetos para solucionar o problema e auxiliar as comunidades do Cruzamento, Romão e Forte São João.

“Um grupo fez um projeto de oficina de culinária tratando do tema ‘Aproveitamento integral dos alimentos’, com o uso de cascas, talos e sementes. Já outro fez um projeto com PANC (plantas alimentícias não convencionais)”, explicou.

“Também estão sendo realizadas oficinas para a geração de renda. Ali trabalhamos boas práticas na manipulação de alimentos, receitas saudáveis e chamamos os alunos de Ciências Contábeis para fazer a precificação. Ouvimos a comunidade sobre o que eles querem vender”.

Projeto de jardim sensorial para deficientes visuais

Com foco na inserção no mercado de trabalho de forma altamente qualificada e competitiva, os alunos do Centro Universitário Salesiano recebem demandas reais para desenvolver projetos e propor soluções para esses desafios.

Uma das demandas que chegou ao Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (Inova) foi o projeto de um pátio externo com jardim sensorial e ambiente de vivências para o Instituto Braille do Espírito Santo, desenvolvido por estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

Os acadêmicos desenvolveram maquetes táteis para transmitir a comunidade do Instituto possíveis propostas e ideias. As melhores soluções serão reunidas em um único projeto que receberá investimentos para seu desenvolvimento.

“No Instituto há uma área externa e eles queriam uma adequação para o lugar com uma praça. Tivemos de criar o projeto, com parquinhos para acolher as crianças, com horta e jardim sensorial e destinamos uma área para serem feitos os eventos”, disse o aluno do 4º período Derik Ramos, de 19 anos.

“A metodologia da Unisales é fundamental para nosso estudo e carreira. Por termos essa experiência prática, conhecemos coisas do mercado de trabalho e de como é a ‘vida real’. Não começamos projetos fictícios, temos projetos que são solicitação de clientes”, completa.

Segundo o pró-reitor acadêmico Alexandre Aranzedo, há projetos em que os alunos buscam demandas nas suas comunidades. “Eles trazem problemas reais e isso se torna seu projeto de extensão, onde colocarão em prática os conhecimentos adquiridos na busca de soluções para desafios do cotidiano”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: